Brasil enfrenta o Paraguai por vaga antecipada na Copa
Partida marca estreia de Ancelotti em casa; Raphinha volta a ser titular após suspensão
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de junho de 2025
Partida marca estreia de Ancelotti em casa; Raphinha volta a ser titular após suspensão
Matheus Camargo

O Brasil entra em campo nesta terça-feira (10) para enfrentar o Paraguai, na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h45, em jogo que pode valer a classificação à equipe comandada por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada em Canadá, México e Estados Unidos. Será a estreia do italiano no comando da seleção brasileira em território nacional.
O primeiro jogo de Ancelotti no comando do Brasil foi na última quinta-feira (5), no empate por 0 a 0 com o Equador, em Guayaquil. Sem a vitória, o time brasileiro perdeu a oportunidade de garantir vaga antecipada no Mundial, o que pode ser alcançado nesta terça. E o cálculo é simples: basta o Brasil vencer o Paraguai em casa e torcer para o Uruguai bater a Venezuela jogando em Montevidéu.
Caso os dois resultados ocorram, a seleção brasileira abriria sete pontos para a sétima colocada, que iria para a repescagem, posição que é justamente da Venezuela atualmente, com apenas dois jogos a serem disputados nas Eliminatórias. Como Uruguai e Venezuela jogam às 20h, o Brasil saberá se uma vitória sobre o Paraguai será suficiente para levar a equipe de Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo.
Mas o adversário não é simples, já que o Paraguai, comandado pelo argentino Gustavo Alfaro, está em alta nas Eliminatórias. A equipe não perde há nove jogos, tem 24 pontos, e está na terceira colocação. Se empatar com o Brasil e a Venezuela perder para o Uruguai, os paraguaios vão voltar à Copa do Mundo após 16 anos. A Albirroja não disputa a competição desde 2010.
“Será um jogo de muita posse de bola, o Paraguai querendo jogar na transição”, opinou Casemiro, que voltou à seleção brasileira com Carlo Ancelotti no comando.
“Foi um pouco assim no primeiro jogo, a gente tentando furar e eles na transição com jogadores de qualidade, velozes e diretos na frente. Não será tão diferente aqui. Jogo de equilíbrio mental, de ter a tranquilidade de saber o momento certo.”
Em campo, a seleção brasileira terá o retorno de Raphinha ao time titular. Eleito o craque do Campeonato Espanhol e campeão com o Barcelona - justamente contra o Real Madrid de Ancelotti, o meia ganha a vaga de Estêvão, que foi o dono da posição contra o Equador. Quem também deve ser novidade na escalação é Matheus Cunha, novo companheiro de Casemiro no Manchester United. Richarlison deve ser sacado da equipe.

"Agora é hora de dar um passo a mais, tentar atacar melhor. Tudo isso é uma construção. O treinador estava nos pedindo muita atitude. Acho que a atitude nossa foi muito boa. Acho que agora temos que priorizar a questão ofensiva, caprichar mais no último passe e tentar ser mais agressivo no terço final", seguiu Casemiro.
Já pelo lado do Paraguai, o técnico Gustavo Alfato deve apostar na manutenção da equipe, mandando a campo nomes conhecidos do futebol brasileiro como Gustavo Gómez, do Palmeiras, Júnior Alonso, do Atlético-MG, e Matías Galarza, ex-Vasco e Coritiba. Na última quinta, o Paraguai jogou em Assunção contra o Uruguai e venceu por 2 a 0.

FICHA TÉCNICA
Brasil
Alisson; Vanderson, Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães e Gerson (Estêvão); Raphinha, Richarlison (Matheus Cunha) e Vinicius Júnior. Técnico: Carlo Ancelotti
Paraguai
Gatito Fernández; José Cáceres, Gustavo Gómez, Omar Alderete e Júnior Alonso; Matías Galarza, Diego Gómez, Andrés Cubas e Miguel Almirón; A. Sanabria e Julio Enciso. Técnico: Gustavo Alfaro
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Horário: 21h45
Estádio: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Onde assistir: Globo (TV), SporTV (TV)

