Brasil encara o Marrocos por vaga na semifinal
Seleção Brasileira defende invencibilidade na competição em busca do hexacampeonato mundial
PUBLICAÇÃO
sábado, 28 de setembro de 2024
Seleção Brasileira defende invencibilidade na competição em busca do hexacampeonato mundial
Claudemir Scalone
A Seleção Brasileira de Futsal enfrenta o Marrocos neste domingo (29), às 9h30 (de Brasília) no Complexo Esportivo Universal de Bukhara, no Uzbequistão, pelas quartas de final da competição.
Em nove edições do Mundial, o Brasil faturou cinco títulos: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. Em seguida vem a Espanha com dois títulos (2000 e 2004) e com uma conquista Portugal (2021) e Argentina (2016)
Os ajustes técnico-táticos pensando no adversário foram feitos na tarde desta sexta-feira (27). A Seleção Brasileira realizou um treino sob comando de Marquinhos Xavier e o auxiliar técnico, Vanildo Neto.
Depois de vencer a Costa Rica por 5 a 0 na última terça-feira (24), os jogadores fizeram no dia seguinte uma atividade com estratégias de recuperação da fisioterapia e da fisiologia. Na quinta o trabalho foi voltado para fortalecimento muscular com atividades de musculação na academia.
PITO E MARCÊNIO
O pivô Pito realizou uma ressonância magnética no fim da manhã de sexta-feira, em Buckhara (UZB). O exame mostrou uma pequena ruptura parcial de fibras musculares , o que indica que o atleta seguirá o tratamento com fisioterapia. De acordo com o departamento médico, a evolução, dia-a-dia, está sendo favorável clinicamente e a comissão seguirá acompanhando o jogador enquanto permanecer em competição. O atleta está em fase inicial de reabilitação.
“Tem sido feito um trabalho cicatricial e ativação de musculatura, somado alguns exercícios de padrão de movimento, de volta esportiva”, explica o fisioterapeuta da Seleção, Kleber Barbão.
Já o ala Marcênio tem intensificado o trabalho de fortalecimento do posterior da coxa esquerda. “Ele tem feito um trabalho mais de gestual esportivo, de transição, nós chamamos de ‘return to play’ e ele estará à disposição do Marquinhos no jogo contra o Marrocos”, completa. (Com assessoria da Confederação Brasileira de Futebol)