Brasil encara Estados Unidos por vaga na final
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de agosto de 2004
Agência Folha 
Atenas - Diante de um adversário empolgado, a seleção masculina de vôlei tenta hoje cumprir o penúltimo passo da ''missão Atenas'' acionada por Bernardinho, que tem por finalidade arrebatar a medalha de ouro olímpica.
A partir das 15h30, no Estádio da Paz e Amizade, o Brasil enfrenta os EUA, uma seleção que chegou desacreditada à Grécia e agora cogita até o topo do pódio. Um lugar que se tornou obsessão para Bernardinho e para seus comandados, que sabem que um resultado que não seja a medalha dourada pode depreciar um trabalho de quatro anos de glórias.
A única vez que o Brasil levou o ouro no vôlei foi em Barcelona-92, sob a direção de José Roberto Guimarães.
Desde que Bernardinho assumiu, em 2001, a seleção disputou 14 torneios. Ganhou 11, entre eles um inédito Mundial, em 2002, na Argentina, e três Ligas Mundiais (2001, 2003 e 2004).
Os EUA, potência do vôlei dos anos 80, vivem o outro lado da moeda. Não conseguem ir ao pódio de uma competição da ''tríplice coroa'' do esporte desde 1994, quando levaram o bronze no Mundial, também na Grécia.


