Brasil encara Equador por lugar na elite
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Agência Estado 
Porto Alegre - O tênis brasileiro tem uma boa chance de voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis. A partir de hoje, a equipe enfrenta o Equador em confronto que acontece na quadra de saibro montada no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. O vencedor do duelo entrará na divisão de elite do torneio em 2010, feito que o Brasil não conquista desde 2003, quando Gustavo Kuerten ainda estava em ação.
O Brasil têm uma equipe mais jovem e mais forte do que o Equador. O gaúcho Marcos Daniel (56º colocado do ranking mundial) e o paulista Thomaz Bellucci (número 65 do mundo) estão na melhor temporada de suas carreiras, enquanto os irmãos Lapentti, que formam a base da equipe equatoriana, tiveram, outra vez, um ano fraco.
O talentoso Nicolas Lapentti, de 33 anos, já chegou a ocupar o sexto lugar no ranking mundial, mas agora é apenas o 144º colocado - ele, inclusive, não descarta se aposentar no final deste ano. Já o seu irmão Giovanni Lapentti, de 26 anos, nunca despontou no circuito e hoje ocupa apenas a 211ªcolocação.
Pelo sorteio realizado ontem, Marcos Daniel irá abrir o confronto contra Giovanni Lapentti, em jogo marcado para começar às 16 horas. Depois, também hoje, Bellucci enfrenta Nicolas Lapentti. No sábado, acontece a partida de duplas. E no domingo, são realizados mais dois jogos de simples para definir o duelo.


