São Paulo - A seleção brasileira masculina de basquete começou com derrota a segunda fase do Pré-Olímpico de Porto Rico. Ontem, em San Juan, a equipe do técnico Lula foi derrotada pela arqui-rival Argentina, por 76 a 74.
Domingo, o Brasil havia encerrado sua participação na primeira fase com uma boa vitória, de 104 a 72, sobre a República Dominicana, mesmo adversário da final do Pan de Santo Domingo.
Hoje, a equipe nacional volta à quadra para enfrentar o Canadá, às 23 horas (de Brasília).
O primeiro tempo do jogo de ontem foi equilibrado. Embora os rivais dominassem o marcador, não conseguiam se distanciar. A Argentina dependia muito das jogadas de Nocioni o ala fez 11 pontos no primeiro tempo.
Já o Brasil arriscava mais arremessos de três pontos, em uma tentativa de diminuir a vantagem adversária, mas sem conseguir um bom índice de aproveitamento (33,3% na etapa inicial).
No terceiro quarto, a equipe brasileira deu mostras de que poderia virar, chegando inclusive a comandar o marcador em alguns momentos. A Argentina se enfraqueceu quando Nocioni cometeu a sua quarta falta. O ala foi preservado pelo técnico Ruben Magnano, que o colocou no banco.
No último período, a Argentina chegou a ficar 12 pontos à frente, graças aos seguidos erros cometidos pelo Brasil no ataque. Após seguidos revezamentos na quadra, a seleção diminuiu a diferença, mas não conseguiu virar.
Feminino A equipe de basquete feminino do Brasil, do técnico Antonio Carlos Barbosa, foi derrotada por 65 a 53 no primeiro amistoso contra as russas, disputado em Noginsk. O próximo jogo será amanhã, às 11h30 (de Brasília). O Brasil se prepara para o Pré-Olímpico do México, que será em setembro.
De sexta-feira a domingo, as brasileiras participam do Torneio Internacional de Noginsk contra a seleção de Israel e as equipes do Dynamo Energiya, 15 vezes campeão russo, e do BC Nadezhda. Depois o Brasil disputará o Torneio Internacional de Cáceres (4 a 6 de setembro) contra Sérvia e Montenegro (ex-Iugoslávia), Espanha e Ucrânia, todas classificadas para disputar o Pré-Olímpico Europeu no mês de setembro.

mockup