Paris - O Brasil está eliminado do torneio de vôlei masculino dos Jogos Olímpicos de Paris. Comandada de novo por Bernardinho, técnico de quatro finais olímpicas, um grupo envelhecido passou raspando pela primeira fase e caiu diante dos Estados Unidos. O jogo foi decidido por 3 sets a 1, com parciais de 26/24, 28/30, 25/19 e 25/19.

Contratado neste ano para tentar colocar a seleção de volta no caminho de grandes conquistas, como foi em sua passagem, Bernardinho deve se despedir nesta terça do cargo. Coordenador das seleções, adulta e de base, ele topou o desafio de assumir provisoriamente a equipe após Renan Dal Zotto pedir demissão.

Mas o time nunca chegou perto daquele que acostumou mal o torcedor brasileiro. Caiu nas quartas de final da Liga das Nações, pior resultado internacional do Brasil em muitas décadas, e agora é eliminado também nas quartas em Paris. É a primeira vez desde Sydney-2000 que o Brasil cai antes das quartas de final.

No caminho, ganhou ouro em Atenas, prata em Atenas e Pequim e o ouro novamente no Rio. Em Tóquio, mesmo com um desempenho considerado abaixo, chegou até a semifinal e perdeu o bronze para a Argentina.

O JOGO

O primeiro set foi dominado pelo Brasil, na maior parte do tempo, mas os EUA chegam no placar em 16 a 16. A contagem seguiu parelha até o final, quando dois erros de Leal em contra-ataques foram decisivos. Depois, o cubano naturalizado ainda tirou o braço em um saque dos EUA, pensando que a bola iria para fora, e ela foi dentro. Set norte-americano.

O segundo set teve caminho e desfecho opostos. EUA na frente a maior parte do tempo, e uma virada brasilera, que fechou o set em dois erros dos norte-americanos.

A coisa desandou no terceiro set. Em nenhum momento o Brasil conseguiu ameaçar os norte-americanos, repetindo erros que vinham desde a Liga das Nações. No último set, mais do mesmo, e a eliminação.

US' #22 Erik Shoji celebrates with team mates during the volleyball men's quarter-final match between USA and Brazil during the Paris 2024 Olympic Games at the South Paris Arena 1 in Paris on August 5, 2024. USA won the match 3-1. (Photo by Natalia KOLESNIKOVA / AFP)
US' #22 Erik Shoji celebrates with team mates during the volleyball men's quarter-final match between USA and Brazil during the Paris 2024 Olympic Games at the South Paris Arena 1 in Paris on August 5, 2024. USA won the match 3-1. (Photo by Natalia KOLESNIKOVA / AFP) | Foto: NATALIA KOLESNIKOVA

MEDINA DERROTADO

Gabriel Medina perdeu na semifinal de Paris-2024 para o australiano Jack Robnson, por 12.33 a 6.33, e o Brasil não terá chance de conquistar o bicampeonato olímpico no surfe masculino. Em Tóquio-2020, Ítalo Ferreira foi o campeão.

O paulista Medina, 30, chegou com ótimos resultados para enfrentar Robinson, mas sofreu com um mar de poucas ondas no Taiti (Polinésia Francesa), local do surfe nas Olimpíadas francesas. Na derrota, só conseguiu surfar uma onda. Ainda nesta segunda-feira (5), o brasileiro tentaria o bronze contra o peruano Alonso Correa, que perdeu na outra semifinal para o francês Kauli Vaast.

O Brasil ainda tem chance nestes Jogos de ganhar ouro no surfe com Tatiana Westin-Webb, que duela na semifinal com a costa-riquenha Brisa Hennessy.

Gabriel Medina of Team Brazil rides a wave during the semifinals of surfing on day nine of the Olympic Games Paris 2024 on August 05, 2024 in Teahupo'o, French Polynesia. (Photo by Ed Sloane / POOL / AFP) / -- IMAGE RESTRICTED TO EDITORIAL USE - STRICTLY NO COMMERCIAL USE --
Gabriel Medina of Team Brazil rides a wave during the semifinals of surfing on day nine of the Olympic Games Paris 2024 on August 05, 2024 in Teahupo'o, French Polynesia. (Photo by Ed Sloane / POOL / AFP) / -- IMAGE RESTRICTED TO EDITORIAL USE - STRICTLY NO COMMERCIAL USE -- | Foto: ED SLOANE

VÔLEI DE PRAIA SEGUE

Duda e Ana Patrícia seguem soberanas nas areias do Estádio da Torre Eiffel. Na quadra montada aos pés do ponto turístico mais famoso de Paris, as brasileiras derrotaram com tranquilidade as japonesas Miki Ishii e Akiko Hasegawa por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/16, e avançaram às quartas de final dos Jogos Olímpicos sem perder um set sequer.

Duda e Ana Patricia voltam à quadra nesta quarta-feira (7) com uma missão mais dura pela frente. As adversárias da próxima fase serão as letãs Tina Graudina e Anastasija Samoilova, dupla número 6 do mundo.

TÊNIS DE MESA

Começou nesta segunda-feira, 05, a disputa por equipes no tênis de mesa. No masculino, o Brasil fez um encontro lusófono com Portugal. E, com pontos de Vitor Ishiy/Guilherme Teodoro nas duplas e de Hugo Calderano e de Ishiy no individual, venceu por 3 a 1, avançando para as quartas de final. O adversário será o vencedor do confronto entre França e Eslovênia.

CANOAGEM SLALON

Ana Sátila enfim encerrou sua participação na canoagem slalom dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Nesta segunda-feira, 5, ela terminou a prova do caiaque cross na oitava posição, sem conquistar medalha.

Nas quartas de final, a brasileira teve ótimo desempenho e se classificou na segunda posição. Já na semi, fez excelente prova até os metros finais, mas foi ultrapassada e terminou na terceira posição. No fim, ainda disputou uma especial de final B, que lhe rendeu o oitavo lugar.

AGENDA BRASIL

O Brasil terá nesta terça-feira (6) decisões importantes em Paris.

Às 5h (horário de Brasília), acontece a final de Hipismo (Salto individual) com a presença de Rodrigo Pessoa e Stephan de Freitas Barcha com chance de conquistar a medalha de ouro.

Às 7h30, será a vez do Skate park que terá início da fase preliminar da competição com Raicca Ventura, Isadora Pacheco e Dora Varella.

Às 8h, a seleção feminina de vôlei encara a República Dominicana pelas quartas de final.

Ás 13h, tem Brasil e Suécia pelas quartas de final do vôlei masculino.

Às 16h, a seleção feminina de futebol enfrenta a Espanha, atual campeã do mundo, pela semifinal. O Brasil estará sem Marta devido à suspensão de dois jogos pela "agressão" justamente a uma jogadora espanhola na fase de grupos da Olimpíada.

Às 16h30, a seleção masculina de basquete tem parada indigesta diante do "Dream Team" dos Estados Unidos, pelas quartas de final.

Às 16h30, as meninas do handebol buscam contra a Noruega vaga na semifinal.