Em partida equilibrada, o Brasil venceu a Argentina pelo placar de 30 a 28, na tarde de ontem, pela final masculina do handebol nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia, somando 144 medalhas de ouro. O triunfo não veio com facilidade, uma vez que os brasileiros venceram por apenas um ponto de vantagem em cada parcial: 11 a 10 e 19 a 18.
Brasil e Argentina entraram em quadra para decidir o ouro invictos, com três vitórias cada. Na estreia, os brasileiros venceram a Colômbia por 40 a 20, depois passaram pelo Uruguai por 39 a 18, na sequência superaram o Chile por 38 a 23.
Para o confronto contra os hermanos, o treinador já esperava uma boa atuação. ''Era uma final e, com certeza, seria um jogo muito difícil, como foi de fato. Eles têm uma equipe com bons jogadores, velozes e acredito que o time que errasse menos seria o campeão e assim foi'', disse Javier.
O duelo entre as duas equipes já virou tradição no handebol, uma vez que ambas se enfrentaram na final do Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro, com desentendimentos entre os dois times antes do Brasil ganhar o ouro.
Pela disputa da medalha de bronze, o Chile levou a melhor após derrotar por os anfitriões dos jogos por 37 a 25, com as parciais de 19 a 15 e 18 a 10. Entre as mulheres, a Argentina ficou com o ouro, o Brasil com a prata e o Uruguai com o bronze.
Trajetória
A Seleção Masculina de Handebol garantiu vaga na final dos Sul-Americanos de Medellín, na partida de terça-feira, ao vencer o Chile por 38 a 23 (20 a 11). Com a vitória, o Brasil já havia atingido o objetivo de assegurar a vaga no Pan-Americano.
Durante a partida, o técnico Javier Garcia Cuesta pode mexer na formação do time e considerou as mudanças bem positivas. ''Conseguimos utilizar todos os jogadores, um grupo no primeiro tempo e outro no segundo, e a equipe foi muito bem'', analisou Javier.

mockup