Foi com muita força e velocidade que o atleta de Londrina Jorge Valim Júnior conquistou o Campeonato Brasileiro de Luta de Braço, realizado em São Vicente, na Praia Grande, litoral de São Paulo.
É a terceira vez que Valim Júnior leva a medalha de ouro da competição nacional e se classifica para a etapa mundial da modalidade. A diferença é que dessa vez o atleta visualiza maiores chances de participar do campeonato internacional, já que a competição será realizada no Brasil, no mesmo local da fase nacional, em setembro. ''Em 2010, por exemplo, foi em Las Vegas (EUA) e não fui por falta de patrocínio. Agora, como é no Brasil, acho que vai ser mais fácil de ir'', explica o bracista.
Júnior compete na categoria 70kg, que segundo ele é uma das mais disputadas. Na final, que foi travada com Miguel Pereira (SP), o atleta venceu usando o seu diferencial que é a força. ''Tem atletas que usam mais a técnica, eu jogo mais na força. Tanto que a disputa durou em torno de uns cinco segundos'', relata. A média de uma luta, segundo ele, é de dez segundos.
Depois da vitória, o lutador de 24 anos que já pratica o esporte há 12, deve intensificar a preparação para enfrentar alguns dos melhores atletas do mundo. ''Agora tem que intensificar a carga de peso na academia e quanto mais forte os oponentes dos treinamentos de luta melhor'', destaca.

mockup