Botafogo vence Flamengo e assume liderança
Rio, 26 (AE) - Em uma partida que apenas os 45 minutos finais foram de razoável nível técnico, o Botafogo obteve a segunda vitória consecutiva no Torneio Rio-São Paulo, ao derrotar o Flamengo, por 2 a 1, hoje à noite, no Maracanã - na estréia havia derrotado o Santos dentro da Vila Bemiro.
Com este resultado, o Botafogo divide a liderança do grupo com o São Paulo, que venceu o Santos hoje, com seis pontos cada. O Flamengo continua sem ponto ganho, já que na estréia foi derrotado pelo São Paulo.
Com o gramado bastante escorregadio por causa da chuva, a partida começou truncada, com os dois times exagerando nas faltas. Em nove minutos, o árbitro Alfredo Loebeling já havia distribuído três cartões amarelos, após nove faltas cometidas.
O Flamengo buscava mais o ataque, mas aos 11 minutos, o meia Iranildo agarrou o atacante Zé Carlos e foi expulso. O Rubro-negro não se intimidou e continuou marcando a saída de bola do adversário. O técnico Joel Santana, inconformado com o apatia de seu time, exigia uma maior movimentação pelas laterais.
A primeira boa jogada da partida aconteceu aos 14 minutos. O atacante Reinaldo carregou a bola até a intermediária do Botafogo e, de calcanhar, rolou para a chegada de Rodrigo Mendes. O meia chutou forte, mas errou o alvo, mandando a bola por cima do gol de Wágner.
O troco do Botafogo só veio aos 32 minutos. O zagueiro Jorge Luiz cobrou falta perigosamente. No rebote, o meia Djair mandou para fora.
A partida seguiu equilibrada e cheia de erros. As equipes buscavam os cruzamentos para a área, mas o índice de acerto foi muito baixo. Foram precisos apenas quatro minutos no segundo tempo para se ter mais emoção do que toda a primeira etapa. É verdade que as falhas defensivas colaboraram.
Logo a um minuto, Jorge Luiz cobrou falta da intermediária. Clemer foi mal para a bola: 1 a 0, Botafogo.
O Botafogo ainda comemorava a vantagem quando o mesmo Jorge Luiz falhou após um cruzamento de Bruno Carvalho. A bola sobrou para o esforçado Reinaldo empatar: 1 a 1.
O Flamengo tinha mais disposição e Carpegiani, ainda no intervalo, mesmo com um jogador a menos, trocou Lúcio por Catê. O jogador, que veio do Sampdoria, da Itália, fez sua estréia no time carioca. Aos 19 minutos, Reinaldo invadiu pela direita, ganhou na corrida da defesa botafoguense e cruzou. A bola chegou livre para Rodrigo Mendes na marca do pênalti. Mas o meia errou completamente o chute.
O castigo veio rápido. Dois minutos mais tarde, Leandro ávila demorou para sair na linha de impedimento e deu condições para Zé Carlos. No primeiro chute do atacante Clemer defendeu. Mas no rebote, Zé Carlos marcou: 2 a 1.
Como resultado, o Botafogo passou a administrar mais a posse de bola, enquanto o Flamengo não teve força física para buscar o empate.
Revoltados, os torcedores do Flamengo pediram a saída de Gilmar Rinaldi da direção do clube e o retorno do ex-técnico Carlinhos. Ao mesmo tempo, os botafoguenses gritavam "olé" a cada passe correto de seus jogadores. Gols - Jorge Luiz a 1, Reinaldo aos 3 e Zé Carlos aos 21 minutos do segundo tempo. Flamengo - Clemer; Maurinho, Fabão, Juan e Bruno Carvalho (leonardo Ignácio); Leandro ávila, Fábio Baiano, Iranildo e Rodrigo Mendes (Leandro Machado); Lúcio (Catê) e Reinaldo. Técnico - Paulo César Carpegiani. Botafogo - Wágner; Renato, Sandro, Jorge Luiz e Misso; Marcelinho Paulista, Djair, Reidner (Caio) e Sérgio Manoel; Zé Carlos (Júnior) e Rodrigo. Técnico - Joel Santana. Juiz - Alfredo Loebeling. Cartão amarelo - Fábio Baiano, Reinaldo e Renato. Cartão vermelho - Iranildo. Renda - R$ 123.603,00. Público - 15.582 pagantes. Local - Maracanã.





