Rio, 22 (AE) - O Botafogo vai congestionar o seu próprio campo para evitar a pressão do Palmeiras, amanhã, às 21h40, no Parque Antártica, pelas semifinais do Torneio Rio-São Paulo. O técnico Joel Santana orientou a defesa para diminuir os espaços com o objetivo de anular o esquema com três atacantes do adversário. Os jogadores de meio-de-campo vão ajudar, formando uma barreira para impedir que a bola chegue à área do Botafogo.
"Era esperado que eles usassem uma formação ofensiva, pois estão jogando em casa", contou Joel. "O Parque Antártica não é como o Maracanã que é quase um campo neutro." Mais uma vez, o volante Marcelinho Paulista vai ficar encarregado de marcar individualmente o meia Alex.
O zagueiro Váldson lembrou que Marcelinho anulou Alex na primeira partida, o que facilitou o trabalho da defesa. "Se a jogada for interrompida no início, os atacantes não recebem a bola", explicou.
Para Váldson, a única forma de parar atacantes velozes como Basílio e Euller é marcá-los em cima. "Jogadores de explosão como eles não podem ter espaço." O Botafogo vai contar com dois reforços: os meias Djair e Sérgio Manoel. Recuperado de uma contusão no joelho esquerdo, Djair participou do coletivo hoje e está confirmado. Após uma negociação desgastante, Sérgio Manoel renovou contrato e também joga.
"Fico mais tranquilo em poder contar com os dois", afirmou Joel. Djair é considerado fundamental porque vai ser responsável pelos lançamentos dos contra-ataques. "Precisamos atacar porque
se o Palmeiras fizer pressão todo o tempo, uma hora eles acabam chegando ao gol." Poupado no treino de hoje, Magrão será o ponto de referência do ataque.
Para o meia Sérgio Manoel, o Botafogo tem de atuar como o Flamengo na final da Copa Mercosul, quando o time carioca venceu o Palmeiras por 4 a 3 no Parque Antártica. "Naquele jogo, o Flamengo aproveitou as oportunidades que surgiram e decidiu", lembrou. "A principal preocupação é a defesa, mas precisamos acertar quando tivermos uma chance de gol."
Botafogo - Wagner; Vitor, Sandro, Váldson e Misso; Marcelinho Paulista, Reidner, Djair e Sérgio Manoel; Rodrigo e Magrão. Técnico - Joel Santana. Local - Parque Antártica. Horário - 21h40. Juiz - Wagner Tardelli (RJ).

mockup