Botafogo pode conquistar título caso vença o Internacional
Já o Palmeiras precisa ganhar do Cruzeiro, em Belo Horizonte, e torcer por derrota do Alvinegro carioca
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Já o Palmeiras precisa ganhar do Cruzeiro, em Belo Horizonte, e torcer por derrota do Alvinegro carioca
Reportagem local
Campeão da Copa Libertadores no último sábado (30), o Botafogo pode garantir seu segundo troféu na temporada 2024 nesta quarta-feira (4). Basta vencer o Internacional no estádio Beira-Rio, às 21h30, para conquistar o Brasileirão 2024. Uma derrota, no entanto, mantém o Palmeiras com chances de ganhar o tricampeonato consecutivo e revive o drama do ano passado quando o time carioca deixou o título escapar com incríveis 13 pontos de vantagem.
Com 70 pontos, o Palmeiras precisa derrotar o Cruzeiro, no Mineirão, também às 21h30. Nesse caso, o Botafogo permaneceria com os atuais 73 pontos e o campeão seria definido na última rodada no domingo (8) com os jogos Palmeiras x Fluminense e Botafogo x São Paulo.
Se ainda é difícil fazer previsões sobre quem de fato levará o troféu de campeão, uma certeza é o que um técnico português vai estar no pódio mais alto do Brasileirão pelo terceiro ano seguido. Se der Botafogo, o lusitano Artur Jorge vai colocar mais uma vez seu nome na história do time carioca com um duplo feito, que só Flamengo conseguiu em 2019 ao levantar a Libertadores e o Brasileirão na mesma temporada. Se for Abel, o português colocará mais um feito no seu incrível currículo à frente do Palmeiras com o triplete do Brasileiro.

QUEM JOGA
Abel Ferreira terá de recompor a defesa do Palmeiras diante do Cruzeiro. Marcos Rocha e Gómez, suspensos, devem dar lugar a Mike e Murilo. A provável escalação do Alviverde deve ser Weverton; Mayke, Vitor Reis, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno e Richard Ríos; Raphael Veiga, Dudu e Estêvão; Flaco López.
Com 49 pontos, o Cruzeiro ainda tem chances de disputar a pré-Libertadores e precisa dos três pontos. Fernando Diniz deve mandar a campo Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Vital; Matheus Pereira, Gabriel Veron e Lautaro Díaz.

FOGÃO COM DESFALQUES
O Botafogo não poderá contar com seu goleiro titular John, suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido na vitória contra o Palmeiras. O zagueiro Bastos, com lesão na coxa esquerda, segue fora. Apesar do esgotamento físico da decisão da Libertadores, o técnico Artur Jorge deve manter a base titular: Gatito Fernández; Vitinho, Adryelson, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Almada, Savarino e Luiz Henrique; Igor Jesus.
Sem chances de título após perder do Flamengo, o Inter terá a volta de Borré no ataque. O técnico Roger Machado deve escalar Rochet; Bruno Gomes, Rogel, Vitão e Bernabei; Fernando, Tabata, Thiago Maia e Wesley; Alan Patrick e Borré.
FLAMENGO POUPA
O Flamengo enfrenta o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, às 20h, e o técnico Filipe Luís vai poupar três titulares: o goleiro Rossi, o zagueiro Léo Pereira e o lateral Alex Sandro. Já Gabigol, com dois cartões amarelos, será preservado para a última rodada no jogo de despedida diante do Vitória, no Maracanã, no próximo domingo. Fora da disputa pelo título, o Rubro-negro pode decretar o rebaixamento do Criciúma, do técnico Claudio Tencatti, que fez história no Londrina. Com 38 pontos, o Tigre precisar vencer o Fla e o Bragantino na última rodada e ainda torcer por derrota do Fluminense nesta quinta-feira (5) diante do Cuiabá, no Rio.
SÃO PAULO
Garantido na fase de grupos da Libertadores, o São Paulo recebe o Juventude, no Morumbis, às 20h. Com 59 pontos, o Tricolor deve ter o desfalque novamente de Calleri, Welington, Michel Araújo, Pablo Maia, Jamal Lewis e Galoppo. O técnico argentino Luis Zebeldía deve escalar Rafael: Igor Vinícius, Ruan (Arboleda), Alan Franco e Sabino (Rafinha); Luiz Gustavo, Alisson (Bobadilla) e Luciano; Lucas, André Silva (William Gomes) e Ferreira (Wellington Rato).
Completam a rodada, Vasco x Atlético-MG (19h), Atlético-GO x Fortaleza (21h30), Vitória x Grêmio (20h).

