O Campeonato Brasileiro vai conhecer um novo campeão ou vai reencontrar um velho conhecido neste domingo (8), na última rodada do Nacional. Além da disputa pelo título entre Botafogo e Palmeiras, quatro clubes ainda correm o risco de ser rebaixado.

A 38ª rodada terá as 10 partidas começando às 16h. As atenções principais estão voltadas para o Nilton Santos, no Rio de Janeiro, onde o Botafogo recebe o São Paulo e só depende dele para voltar a ser campeão depois de 29 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos
| Foto: Gustavo Padial

Após conquistar o inédito título da Libertadores, o Botafogo venceu o Internacional no meio de semana e depende de um simples empate para ter a segunda conquista na temporada - faturou a Libertadores no último dia 30. Com 76 pontos, o time carioca tem três a mais que o Palmeiras.

Se ficar com o título, será a primeira conquista botafoguense no Nilton Santos. O técnico Artur Jorge não poderá contar com o zagueiro Alexsander Barboza, mas terá de volta o goleiro John.

O time deve ir a campo com John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Adryelson e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.

Artur Jorge pode levar o Botafogo ao segundo título no ano: Alvinegro não ganha o Brasileiro desde 1995
Artur Jorge pode levar o Botafogo ao segundo título no ano: Alvinegro não ganha o Brasileiro desde 1995 | Foto: Maxi Franzoi/AGIF/Folhapress

Já o São Paulo só cumpre tabela na rodada final. Com o sexto lugar garantido e vaga na fase de grupo da Libertadores do ano que vem, o Tricolor pode escalar uma equipe mesclada para a despedida do Brasileiro.

O Palmeiras se manteve vivo na briga pelo título com a vitória de virada no fim da partida diante do Cruzeiro. O Verdão precisa ganhar do Fluminense no Allianz Parque e torcer por derrota do Botafogo para ser tricampeão. O último tricampeão brasileiro seguido foi o São Paulo entre 2006 e 2008.

Diante de um Fluminense que precisa pontuar para não ser rebaixado, o Palmeiras terá os retornos de Gustavo Gómez e Marcos Rocha, que estavam suspensos. O Verdão deve ir a campo com Weverton, Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Vanderlan; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Veiga; Felipe Anderson, Estêvão e Flaco López.

Está em jogo também a última vaga na pré-Libertadores entre Bahia e Cruzeiro. O time baiano tem 50 pontos e recebe o Atlético-GO. Já os mineiros, com 49, jogam em Caxias contra o Juventude. Em sétimo, o Corinthians já tem vaga garantida na competição intercontinental e se despede diante do Grêmio, em Porto Alegre.

No Maracanã, o Flamengo encara o Vitória, no jogo que marca a despedida de Gabigol do clube, após seis anos e 13 títulos. O Flamengo já garantiu o terceiro lugar na classificação final.

Rebaixamento

Com Atlético Goianiense, Cuiabá e Criciúma já rebaixados, a última vaga para a Série B em 2025 ficará entre Red Bull Bragantino, Athletico, Fluminense e Atlético Mineiro.

A briga está acirrada e todos dependem de si. Quem vencer, evita a queda. Com 41 pontos, o Bragantino joga em casa com o Criciúma. Em Belo Horizonte, o Galo, que tem 44, faz confronto direto com o Furacão, que soma 42, e o Fluminense, com 43 pontos, encara o Palmeiras, em São Paulo.

Se houver três empates, o RB Bragantino será o rebaixado. O Athletico precisa ganhar em Minas para não correr riscos. Se empatar, terá que torcer por tropeço do time paulista ou derrota do Fluminense.

O Tricolor carioca precisa de ao menos um ponto diante do Palmeiras. Se for derrotado no Allianz Parque, terá que torcer por derrota do Athletico ou tropeço do Bragantino.