Rio - O clássico entre Botafogo e Fluminense, neste domingo, às 17 horas, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), prometia mais emoções e badalação há algumas semanas, quando os dois times despontavam como sérios candidatos ao título do Campeonato Brasileiro. O clube alvinegro esteve próximo da liderança e depois sofreu queda repentina, acumulando derrotas. Já o time tricolor se manteve na disputa pelo título até a rodada anterior, quando perdeu para o Vasco e viu ruir a possibilidade de conquistar o bicampeonato.
Agora, os dois se enfrentam com poucas ambições. Ao Botafogo resta vencer o confronto e torcer por uma combinação de resultados para chegar à Copa Libertadores de 2012. Tarefa muito complicada: tem de somar três pontos e contar com tropeços de Coritiba, Internacional, São Paulo e Figueirense. Nem mesmo o técnico interino Flávio Tenius acredita em uma vaga ao torneio internacional.
Já o Fluminense precisa pelo menos empatar para ver garantida a sua vaga na fase de grupos da Libertadores. Se perder o jogo e o Flamengo derrotar o Vasco, o time das Laranjeiras vai disputar a fase preliminar da competição continental. Para quem imaginava chegar à rodada final em condições de vencer o Brasileirão, tentar a terceira ou a quarta colocação parece um objetivo de menor apelo.
Mas não é isso o que o técnico Abel Braga tentou transmitir para seus atletas durante a semana. ''Relaxar só depois do último jogo. Antes, temos a obrigação de conseguir resultado que nos assegure numa posição de destaque na Libertadores'', declarou.
Ao Fluminense há outra disputa em jogo. O atacante Fred vai tentar marcar dois ou mais gols para se igualar a Borges ou superá-lo na artilharia da competição.
O volante Edinho ficará de fora por causa de dores de tornozelo. Valencia deve ser a opção de Abel Braga. Ele vai dividir a marcação do meio de campo com Diguinho. No Botafogo, o zagueiro Antonio Carlos, lesionado, e o atacante Herrera, suspenso, não jogam.





EM VOLTA REDONDA

Botafogo

Jefferson; Alessandro, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes e Maicosuel; Elkeson e Loco Abreu. Técnico: Flávio Tenius (interino)

Fluminense

Diego Cavalieri; Mariano, Leandro Euzébio, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Deco e Marquinho; Fred e Rafael Sóbis. Técnico: Abel Braga

Árbitro: Antônio Schneider (RJ)
Estádio: Raulino de Oliveira
Horário: 17 horas

mockup