RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Neste sábado (21), o Botafogo visita o América-MG, às 21h, no Independência, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Com 11 pontos, a equipe carioca está na quarta colocação da tabela, a dois pontos do líder Corinthians. O time entra em campo para defender sua posição no G4 em bom momento com a torcida e com destaque de Patrick de Paula, contratação mais cara do clube.

Em lua de mel com o time carioca, a torcida do Botafogo voltou a encher o Nilton Santos na partida contra o Fortaleza, no último domingo (15). Antes de a bola rolar, festa com chamas, fitas, faixa e fumaça. Ao final da partida, festa e clima de título no estádio.

Esta foi a terceira partida alvinegra em casa pelo Brasileiro e a primeira vitória ao lado de seus torcedores. Antes do triunfo de domingo, o Botafogo somava derrota para o Corinthians e empate contra o Juventude.

Visivelmente emocionado com o resultado, o investidor John Textor chorou muito e celebrou com os torcedores ao tremular uma enorme bandeira do clube e ter seu nome gritado no estádio.

"Não temos isso em outro lugar do mundo no qual já estive. Dizem que a Premier League é a melhor liga do mundo. Eles não amam os clubes dessa forma. É incrível, me enche de alegria toda vez que eu vejo. Todo mundo sente isso, temos que mostrar isso ao mundo. É por isso que estou aqui", afirmou ao "Premiere".

O jogo contra o Fortaleza também foi marcado pela atuação de Patrick de Paula, que marcou o gol da virada para o time alvinegro.

Contratação mais cara da história do Botafogo (cerca de R$ 33 milhões) e símbolo da reconstrução do clube desde que John Textor assumiu o comando alvinegro, Patrick de Paula sentiu a pressão de ser protagonista, mas vem dando sinais de que achou seu lugar no novo clube.

Após um início de mais baixos do que altos, o volante foi para o banco de reservas, porém viveu dias importantes para recuperar o lugar na equipe e conformar toda a expectativa depositada em seu futebol. Contra o Ceilândia (DF), gol e uma atuação sólida. Diante do Fortaleza, um gol salvador de falta que carimbou a virada e a certeza de que novos tempos estão a caminho.

Carioca de nascimento, o camisa 8 cresceu acostumado a ver os quatro grandes em ação e não esconde a felicidade por estar de volta para casa depois de despontar para o futebol brasileiro vestindo a camisa do Palmeiras.

"Ele (Luís Castro) falou para não errar passe e jogar com segurança, falou para eu entrar concentrado e disse que a gente ia ganhar o jogo. Desde que cheguei o grupo me tratou de uma maneira que nem sei explicar. Jogar no quintal de casa é muito bom", disse ele ao "Premiere".

Na partida contra o time nordestino, o Botafogo mostrou dificuldades na criação e no passe. Titular contra os cearenses, Tchê Tchê não foi bem e Patrick saiu do banco para ser herói. Em alta, o alvinegro curte o momento e vive dias de euforia ao lado da torcida.

"Confiança se conquista. Acho que foi isso que foi acontecendo a cada um de nós ao longo da temporada. Sei que essa confiança tem muitas especificidades, muitas vezes vem, mas vai embora rapidamente, às vezes desaparece e ninguém nunca mais encontra. Dei os parabéns aos meus jogadores porque são fantásticos. A vitória foi toda deles, se entregaram por completo ao jogo", afirmou o treinador português.

Para a partida deste sábado, é provável que Castro repita a formação utilizada contra o Fortaleza, e vá a campo inicialmente com:

Gatito Fernández; Saravia, Kanu, Cuesta e Daniel Borges; Oyama, Patrick de Paula (Tchê Tchê) e Lucas Fernandes; Victor Sá, Diego Gonçalves e Erison.

O América-MG, por sua vez, chega à partida em oitavo na tabela, com nove pontos, e busca defender a invencibilidade como mandante até então no campeonato. No entanto, o técnico Vagner Mancini tem como um dos principais obstáculos a lista de desfalques: o zagueiro Germán Conti e o atacante Aloísio foram substituídos na última partida do clube mineiro, contra o Tolima, pela Libertadores, e passam por reavaliação física. Eles podem se juntar a Juninho, Alê, Everaldo, Paulinho Bóia, Wellington Paulista, Matheusinho, Danilo Avelar, Eduardo e Jori no departamento médico. O zagueiro Iago Maidana recebeu cartão vermelho na última partida, e também será desfalque neste sábado.

Com isso, uma provável escalação inicial do América-MG tem: Jailson; Patric, Lucas Kal, Éder e Marlon; Zé Ricardo, Juninho Valoura e Índio Ramírez; Felipe Azevedo, Gustavinho (Kawê) e Henrique Almeida.

Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Horário: Às 21h (de Brasília) deste sábado (21)

Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)

VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Transmissão: SporTV e Premiere