RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - O Botafogo acertou a contratação do lateral-esquerdo Fernando Marçal, que estava no Wolverhampton, da Inglaterra. O vínculo será até o fim de 2024.

Se tudo ocorrer dentro do imaginado, Marçal, de 33 anos, deve chegar ao Brasil nas próximas semanas para finalizar alguns trâmites. Vale ressaltar que ele só poderá ser regularizado após a abertura da janela de transferências internacionais, em 18 de julho.

O interesse no jogador é antigo e houve contatos ainda em março, mas, à época, com a temporada inglesa em andamento, surgiram alguns obstáculos e as conversas avançaram visando o próximo período de contratações. A informação foi publicada, inicialmente, pelo "ge".

A lateral esquerda é um setor apontado como carente no Glorioso. O técnico Luís Castro, inclusive, vem utilizando Daniel Borges improvisado na posição.

Fernando Marçal voltará a jogar no Brasil após mais de uma década. Ele tem passagem pela base do Grêmio, e também atuou por clubes de menor investimento antes de ir para o Torreense, de Portugal, em 2010. No país, ainda vestiu a camisa do Nacional. Ele também defendeu o Gaziantepspor, da Turquia, o Guingamp e o Lyon, da França, antes de chegar à Inglaterra.

O lateral será mais um reforço do Botafogo na Era John Textor. Antes do início do Campeonato Brasileiro, o clube fechou com os zagueiros Philipe Sampaio e Cuesta, o lateral-direito Saravia, o lateral-esquerdo Niko Hämäläinen, os volantes Oyama, Patrick de Paula e Tchê Tchê, os meias Lucas Piazon e Lucas Fernandes e os atacantes Victor Sá e Gustavo Sauer, além do técnico Luís Castro.