BOTAFOGO 1 X 0 FLUMINENSE - O grande líder
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de julho de 2013
ROBERTO ASSAF<br>assaf@ lancenet.com. br 
Um chute forte de Seedorf - sempre ele - de fora da área, que Diego Cavalieri aceitou, quando restavam sete minutos para o fim, deu ao Botafogo a vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense na arretada Arena Pernambuco, levando o Alvinegro à liderança isolada do Brasileiro, um ponto à frente do Coritiba.
Na realidade, o resultado acabou sendo justo, se levarmos em conta que qualquer uma das equipes poderia ter vencido, dadas as circunstâncias que se seguem, mas que o holandês voltou a fazer a diferença.
O Fluminense mostrou maior objetividade no primeiro tempo, criando as melhores oportunidades, em conclusões de Rafael Sobis, de cabeça, e de Bruno, em chute longo, obrigando Jefferson a praticar duas ótimas defesas.O Botafogo exagerava nas faltas - Dória e Gabriel receberam cartões amarelos e dependia exclusivamente de Seedorf, mas as suas tentativas esbarravam invariavelmente no bloqueio que o adversário armava desde a intermediária.
O Alvinegro voltou mais organizado, com maior posse de bola, procurando o ataque. Porém, não ameaçava efetivamente. Aos poucos, o Fluminense foi recuperando espaço, e chegou a ter um pênalti carrinho imprudente de Jefferson em Sobis - aos 22, que a arbitragem, incluindo o fiscal de linha de fundo Renan Roberto de Souza, preferiu ignorar.
O jogo ficou lá e cá, e Abel Braga chegou a lançar Deco e Samuel aos 37, um minuto antes de Seedorf arriscar o chute que deu a vantagem ao Botafogo. Inútil. Oswaldo de Oliveira mandou o Alvinegro recuar, e o estreante Elias, num contra-ataque, ainda perdeu a chance de ampliar, batendo livre à esquerda de Diego Cavalieri. O Fluminense quase empatou, num cruzamento de Carlinhos que por pouco não traiu Jefferson, mas ficou nisso.
- Foi uma festa - disse um modesto Seedorf, vestindo camisa tricolor.
O líder agora segue para o Rio Grande, onde enfrenta o Grêmio, no domingo.




