Curitiba - Em uma rodada marcada pela quantidade de clássicos regionais, Coritiba e Atlético disputam hoje às 18 horas no Couto Pereira o jogo de maior rivalidade do Estado. Depois de uma semana de treinamentos com todas as ''frescuras'' que tradicionalmente antecedem o Atletiba, como o sigilo nos treinamentos e a transferência de favoritismo, as duas grandes forças do futebol da Capital finalmente apresentam suas armas para tentar conseguir a vitória e subir na tabela do Brasileiro.
Quem sair vitorioso do clássico tem grandes chances de consolidar-se nas primeiras colocações do Brasileiro. Isso porque muitas das equipes que ocupam o topo da tabela têm confrontos diretos no domingo. É o caso de Cruzeiro x Atlético-MG, Corinthians x São Paulo, Santos x São Caetano e Grêmio x Internacional.
Jogando em casa e com a equipe praticamente completa, o Coritiba foi apontado como favorito durante toda a semana para o clássico, condição negada várias vezes pelo técnico do clube, Paulo Bonamigo, que quer evitar o salto alto entre os atletas do Coxa. A única dúvida de Bonamigo para o Atletiba é saber se usará Willians ou Roberto Brum como volante. Os dois voltam de contusão, e provavelmente a escolha do treinador dependerá de uma análise do Departamento Médico do clube minutos antes do jogo.
Já a tática do treinador do Atlético, Osvaldo Alvarez, o Vadão, para surpreender Bonamigo, foi impedir a presença de estranhos nos coletivos realizados na semana. A intenção não foi a de esconder somente a escalação: desfalcado pela suspensão do atacante Dagoberto e pela presença do atacante Ilan e dos meias Adriano e Kléberson na seleção brasileira, Vadão deve utilizar os reservas que já atuaram em algumas partidas do Brasileiro. Rodriguinho e Fabrício devem atuar na meia cancha, com Ricardinho e Selmir formando a dupla de ataque.
O propósito de Vadão com o mistério em torno dos treinamentos baseou-se na oportunidade de deixar o treinador rival sem saber o comportamento tático que o Atlético irá adotar. Com a presença de Selmir, um atacante que joga mais fixo na área, a postura do time deve ser diferente do time que utilizava as tabelas pelo meio para chegar ao gol. Os laterais Ivan e Alessandro devem ser mais liberados para chegar ao ataque, aproveitando assim as jogadas aéreas.

mockup