São Paulo - O Boca Juniors, de Iarley, superou ontem o Milan, de Dida, Cafu e Kaká em Yokohama, no Japão, e conquistou pela terceira vez em sua história o título do Mundial interclubes. Após um empate em 1 a 1 no tempo normal e uma prorrogação sem muita emoção, a equipe argentina levou a melhor na disputa de pênaltis por 3 a 1.
Agora, o time da Bombonera se junta a Nacional, Milan, PeÀarol e Real Madrid na seleta lista dos maiores campeões mundiais. O técnico Carlos Bianchi, do Boca Juniors, conseguiu travar as principais jogadas do rival italiano e obteve sua terceira conquista da nobre disputa - já vencera em 1994, com o Vélez Sarsfield, e em 2000, com o próprio Boca Juniors. Nenhum outro técnico levantou três taças do Mundial interclubes.
Os dois gols da partida aconteceram na primeira etapa. O Milan conseguiu sair na frente após um lançamento de Pirlo que encontrou Tomasson - a bola passou pelo ucraniano Shevchenko. O dinamarquês tocou por baixo de Abbondanzieri. Cinco minutos depois, o Boca Juniors chegou ao empate em jogada que teve participação de Iarley, ex-atleta do Paysandu que foi contratado pelo time argentino após a conquista da Libertadores. Iarley finalizou, Dida deu rebote, e Donnet tocou para o gol.
No segundo tempo, o ritmo caiu um pouco. Maldini e Kaká tiveram chances de colocar o Milan em vantagem aos 17 e aos 22 minutos da segunda etapa, mas não concluíram bem as jogadas quando estavam de frente para Abbondanzieri já na pequena área.
Na prorrogação, poucas oportunidades aconteceram. O jogo foi para os pênaltis. Cafu, que também recebeu cartão amarelo, nem chegou a bater. Pirlo, Seedorf e Costacurta falharam nas cobranças. Dida, especialista em defender penalidades, pegou ''só'' o chute de Battaglia.
Melhor do mundo - A Fifa anunciará hoje o nome do melhor jogador do mundo em 2003. E Ronaldo está na briga para ganhar o prêmio pela quarta vez - é o único tricampeão. Seus rivais são os franceses Zidane e Thierry Henry e a cerimônia será realizada em Basiléia, na Suíça.

mockup