Boa campanha fora é caminho para título
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Fábio Hecico<br> Agência Estado 
São Paulo - O duelo entre Fluminense e Corinthians, hoje, no Engenhão, está sendo tratado como ''final antecipada'' do Brasileirão. Não por acaso, pois as duas equipes se revezaram na liderança nas 21 rodadas já disputadas. Mas Cruzeiro e Botafogo cresceram de produção, enquanto Santos e Inter também aparecem com boa chance. O que deve definir o campeão de 2010 é o desempenho fora de casa, tônica desde 2003, quando os pontos corridos foram adotados.
E, nesse quesito, o Corinthians deixa bastante a desejar. São apenas oito pontos conquistados longe do Pacaembu, desempenho idêntico ao dos lanternas Prudente e Goiás. Para piorar, a equipe de Adilson Batista é a que está sem ganhar na casa dos rivais há mais tempo: quatro meses. ''Está na hora de melhorarmos como visitante'', reconheceu o lateral-direito Alessandro, que volta ao time hoje, após cumprir suspensão.
Fluminense e Botafogo são os únicos que ainda não perderam como mandantes. Estão invictos em casa e fazem bela campanha longe de seus domínios. O Fluminense somou 17 pontos fora do Rio, enquanto o Botafogo tem 16. Nesse aspecto, o Cruzeiro é o melhor, com 18, enquanto o Corinthians aparece apenas em 11º lugar, junto com Goiás e Prudente.
O alento aos corintianos é que os últimos campeões ergueram a taça após melhorar o desempenho como visitante no segundo turno do campeonato. No ano passado, por exemplo, o Flamengo virou o turno com apenas oito pontos fora de casa. Depois, somou 18, ganhando cinco dos últimos seis duelos longe do Maracanã.
A campanha que Cruzeiro e Botafogo vêm fazendo retrata bem como tem sido a disputa das últimas edições do Brasileirão. Um time que fica 10, 12 ou até 15 pontos atrás, como o Flamengo de 2009, inicia arrancada rumo à conquista. A equipe mineira ganhou cinco de seis últimos seis jogos. Fora de casa, foram 11 pontos de 15 possíveis. Os cariocas são ainda melhores longe do Rio: 12 somados nos cinco últimos duelos. Por isso mesmo, ambos pressionam o líder Fluminense e o vice-líder Corinthians, ambos com 37 pontos.
Histórico
Ser um visitante indigesto, principalmente no segundo turno do Campeonato Brasileiro, significou a conquista para Cruzeiro (2003), Santos (2004), São Paulo (2006 e 2008) e Flamengo (2009), nas sete temporadas dos pontos corridos. Nas conquistas do Corinthians, em 2005, e do São Paulo em 2007, as equipes também foram arrasadoras na casa do rival, mas mantendo bom desempenho desde o início. Os corintianos somaram 61,9% dos pontos fora, diante de 61,4% dos são-paulinos.


