Curitiba - O governo do Paraná confirma que haverá verba e acredita na liberação do financiamento de R$ 250 milhões, dos quais R$ 65 mi serão para as obras da Arena da Baixada ser concluída para a Copa do Mundo. Entretanto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), até ontem, um dia antes do anúncio da decisão da Fifa sobre a permanência ou não da capital entre as cidades sedes do mundial, ainda não havia decidido sobre o financiamento.
A Fomento Paraná, autarquia que deve receber a verba e depois repassará parte dela ao clube, confirmou que o pedido ainda está em análise no BNDES e não houve, ontem, qualquer sinalização sobre o dinheiro. O BNDES informou que não há prazo para que a instituição libere o financiamento e também não há previsão de uma data para a decisão. Tudo depende do andamento dos trabalhos dentro do banco. Essas decisões variam de caso a caso e o pedido do governo do Paraná, segundo o BNDES, é muito recente.
O pedido de financiamento foi protocolado pelo governo do Paraná no dia 12 de fevereiro. O secretário municipal de Urbanismo de Curitiba, Reginaldo Cordeiro, havia dito no mesmo dia que a previsão era de que o banco daria ou não o aval ao financiamento na sexta-feira (14). O prazo acabou e a instituição ainda não se posicionou sobre o assunto. Hoje, uma equipe da Fifa vai a Curitiba para reavaliar a obra e decidir se haverá copa na capital do Paraná.
A garantia de financiamento é uma das exigências da Fifa para que Curitiba permaneça como cidade sede do mundial. A verba disponível em caixa pela CAP/SA, empresa responsável pelas obras na Arena da Baixada, é suficiente apenas para os trabalhos seguirem até o final de fevereiro. O novo empréstimo, com isso, daria novo fôlego à construtora.
Apesar disso, o coordenador geral da Copa do Mundo no Paraná, Mário Celso Cunha, confirmou que haverá verba para a CAP/SA concluir a obra mais atrasada do mundial. "Em março teremos sim o dinheiro necessário". Ele também afirmou que a evolução nas obras desde o final de janeiro, quando a Fifa deu o ultimato a Curitiba, foi satisfatória. Neste período de quase um mês, o gramado foi concluído, parte das cadeiras foi colocada e o teto foi quase finalizado. "A parte técnica foi feita. Em 15 dias a CAP/SA fez o que deveria ser feito em dois meses. Foi um aumento considerável no ritmo das obras, até mais do que pediram", afirma.
Uma reunião será feita hoje entre membros da prefeitura da capital, do governo do Estado, do Ministério dos Esportes e da CAP/AS, com presença do consultor especial da Fifa para estádios, Charles Botta, durante a visita às obras. O consultor deve, depois disso, enviar um relatório ao secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, que estará em Florianópolis. Da capital catarinense ele deve decidir e anunciar a permanência ou não de Curitiba na Copa do Mundo.

mockup