SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Conhecido no Brasil após as cerimônias de abertura das Olimpíadas de Tóquio e do Rio de Janeiro, o atleta do taekwondô Pita Taufatofua, o "besuntado de Tonga", é uma das muitas pessoas que não tem conseguido contato com familiares nas ilhas de seu país, localizado no Oceano Pacífico e que foi fortemente afetado pela erupção de um vulcão na região --como consequência do fenômeno sísmico, também sofreu um tsunami.

Taufatofua ganhou fama nas redes sociais pelas roupas que usou nas cerimônias dos Jogos do Rio-2016 e de Tóquio-2020. Ele é filho do governador das ilhas Ha'apai (grupo de ilhas do arquipélago de Tonga), que estava no local quando as ondas atingiram a costa do país e com quem não consegue mais contato desde então. Sua família vivia em uma casa perto da costa.

O atleta criou uma vaquinha virtual, que até a tarde desta terça-feira (18) já havia arrecadado mais de 390 mil dólares australianos (o equivalente a mais de R$ 1,5 milhão).

Nas suas redes sociais, ele tem organizado a campanha de arrecadação e compilado notícias sobre o que já se sabe dos danos causados pelo vulcão, além de buscar ajudar quem também não está conseguindo contato com familiares e amigos.

Taufatofua também tem divulgado imagens da erupção, de seus efeitos, e publicado mensagens como "das cinzas viemos e das cinzas vamos ressurgir".

Ainda não se sabe o real impacto da erupção, pois ela também causou a queda das linhas de internet e de telefone. Imagens de satélite, divulgadas nesta terça, ajudam a mostrar parte do estrago nas ilhas.

O jornal britânico The Guardian relatou que a missão neozelandesa captou áreas de mata cobertas de cinzas e muitos desabamentos nas ilhas de Tongatapu e Kolomotua.

Segundo a agência de notícias Reuters, as imagens mostram ainda uma destruição "catastrófica" na ilha de Atata e "de extensa a catastrófica" em Fonoifua, Niniva, Nomuka e Mango. Tonga tem 176 ilhas, 36 das quais são inabitadas.