Bernie Ecclestone dá apoio à Ferrari
Agência Estado
De Londres, Inglaterra
e Viena, Áustria
A Ferrari ganhou um aliado importante na luta para recuperar os pontos perdidos no GP da Malásia, no último domingo. O presidente da Associação dos Construtores (Foca) e promotor da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, afirmou ontem que considera um exagero a desclassificação de Eddie Irvine e Michael Schumacher. Os pilotos foram punidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por irregularidade técnica os defletores da Ferrari estavam com um centímetro a mais que o permitido. As regras e normas da F-1 são rígidas demais, avaliou Ecclestone. O tribunal da FIA vai analisar a apelação da escuderia de Maranello, sexta-feira, em Paris. O finlandês Mika Hakkinen, da McLaren, será campeão mundial caso a decisão seja mantida.
A entidade presidida por Ecclestone reúne os construtores da F-1 e não tem influência sobre as decisões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Mas as opiniões de Ecclestone, considerado o grande chefão da categoria, são politicamente importantes e podem ser levadas em conta no julgamento da Ferrari.
Já o tricampeão mundial de Fórmula 1, Niki Lauda, apoiou ontem a decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por ter punido a Ferrari no Grande Prêmio da Malásia. O austríaco, entretanto, defendeu os pilotos Eddie Irvine e Michael Schumacher. Acho que a FIA tem que manter a punição a Ferrari, tirando seus pontos no Mundial de Construtores, opinou. Mas acredito que a pontuação dos pilotos deveria ser mantida.
Lauda, que conquistou dois títulos pela Ferrari e um na McLaren, culpou os mecânicos pela falha técnica que poderá dar o título de bandeja ao finlandês Mika Hakkinen, da McLaren, caso o tribunal da FIA confirme a punição na sexta-feira. Se um erro como esse acontecesse em uma multinacional, por exemplo, os responsáveis sofreriam as consequências, pois o vexame é enorme, avaliou. O mínimo que pode-se esperar de uma boa equipe é que trabalhe dentro do regulamento, que existe para ser cumprido.





