Bernardinho define equipe olímpica
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de agosto de 2004
Agência Folha 
Atenas - O técnico Bernardinho anunciou ontem os nomes dos 12 atletas da seleção masculina de vôlei que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos. O último corte foi do meio-de-rede Henrique. Outro nome que já era esperado ficar fora de Atenas é o de Murilo, que nem sequer viajou com a equipe para a França, onde o time perdeu um amistoso por 3 a 1 para a seleção local, no último sábado.
Já Henrique chegou a estar na França para disputar os últimos amistosos. Mas com a recuperação do meia Rodrigão, que havia sofrido uma lesão na perna direita, suas chances de seguir com a delegação para Atenas diminuíram.
Rodrigão, considerado pelo técnico o melhor jogador do Brasil em sua posição, disputou os dois amistosos contra a França e assegurou sua presença nos Jogos. Bernardinho disse que Henrique começou mal a temporada, mas evoluiu muito. ''Se eu fosse avaliar só a última semana, ele certamente não seria o nome'', disse o técnico.
A equipe, favorita ao ouro, chegou ontem à Vila Olímpica. Já Henrique segue direto da França para o Brasil. A seleção fará sua estréia nos Jogos contra a Austrália, domingo. O grupo brasileiro, o B, é o mais forte da competição masculina. Além dos australianos, tem Estados Unidos, Holanda, Itália e Rússia, todos cotados para subir ao pódio.
Feminino - A delegação da seleção brasileira feminina de vôlei também desembarcou ontem em Atenas para a disputa dos Jogos Olímpicos. Apesar da 15 horas de viagem, o técnico José Roberto Guimarães já comandou o primeiro treino em território grego.
A partir de hoje, o Brasil treinará em dois períodos, alternando trabalhos de musculação e prática com bola. Essa rotina será mantida até a véspera da estréia diante do Japão, no sábado.
Segundo Zé Roberto, o time precisa corrigir algumas falhas apresentadas durante o Grand Prix, que foi conquistado pelas brasileiras, no início do mês, na Itália.
''Temos que acertar a marcação do bloqueio e a defesa da diagonal para melhorar o sistema defensivo. Cada ponteira americana fez 21 pontos na semifinal do Grand Prix. Conseguimos parar o meio, então isso me dá um parâmetro para essa semana de treinos'', disse.


