Basquete masculino do Brasil enfrenta Angola em Istambul
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de julho de 2002
Agência Folha
São Paulo - Após um mês de treinos em Uberlândia, a seleção masculina de basquete do Brasil finalmente fará seu primeiro jogo amistoso preparatório para o Mundial de Indianápolis, que começa em 29 de agosto. O time do técnico Hélio Rubens estréia hoje, às 9h15 (horário de Brasília), no Torneio Internacional da Turquia, em Istambul, contra Angola, o campeão africano.
A competição turca é encarada pelo treinador como uma espécie de ''pré-Mundial''. Sete seleções que estarão em quadra nos EUA, a partir do mês que vem, participam do torneio amistoso.
No Grupo B, o do Brasil, além de Angola, estão Turquia e China. Argélia, Bulgária, Canadá e Iugoslávia, atual campeã mundial, fazem parte do Grupo A.
A única ausência foi a da Argentina. Em crise, a federação local cancelou participação no torneio no último dia 3 de julho. Acabou substituída pela Bulgária, única seleção que está fora do Mundial.
''Nossa expectativa era fazer 15 jogos preparatórios. Infelizmente, faremos umas dez partidas. Não é o ideal, mas vamos sentir o que será o Mundial pelo Torneio da Turquia'', disse o técnico Hélio Rubens, que escalou Helinho, Marcelinho, Vanderlei, Rogério e Sandro para iniciar o jogo de hoje.
De última hora, a seleção brasileira ganhou o reforço do ala-armador Marcelinho, que estava disputando uma liga de verão da NBA. Mesmo tendo se reincorporado ao grupo só no sábado, já está escalado como titular.
O principal teste para a seleção será a partida de sexta-feira, contra a equipe da casa. A Turquia será o segundo rival do Brasil na fase de classificação do Mundial.
A equipe turca deve contar, no torneio, com sua principal estrela, o ala Hidayet Turkoglu, que atua pelo Sacramento Kings na NBA.
