Ribeirão Preto - A seleção brasileira masculina de basquete encerrou, na manhã de ontem, em Ribeirão Preto, a fase de treinamento no País. Os 12 jogadores terão dois dias de folga e, neste domingo, viajam para Indianápolis, para participar do 14º Campeonato Mundial os pivôs Luís Fernando e Baby já estão lá. O técnico Hélio Rubens Garcia recomendou que todos façam uma manutenção física (corrida) e técnica (arremessos) nesses dois dias.
Apesar de não contar com o pivô Maybyner 'Nenê' Hilário, contundido, o treinador aposta que no entusiasmo e na união do grupo para conseguir uma boa colocação.
Na noite de quarta-feira, o Brasil venceu o amistoso contra a Uniara, em Araraquara, por 120 a 70.
''É preciso manter a cabeça na competição'', avisa Hélio Rubens, que, após a etapa de treinamentos, mantém a sua convicção de que o Brasil não será favorito, mas que pode surpreender os desavisados.
Apesar do Líbano, adversário da estréia, no dia 29, ser considerado fraco, Hélio Rubens tem informações de que pelo menos três americanos naturalizaram-se libaneses, o que dificultará as coisas.
Depois, o Brasil enfrentará Turquia (dia 30) e Porto Rico (31), pelo Grupo B. Os três primeiros classificam-se e cruzam com os três primeiros do A, que tem Iugoslávia, Espanha, Canadá e Angola. Os resultados da primeira fase são levados adiante e os quatro primeiros, dos seis, passam às quartas-de-final. É importante sair invicto da primeira fase e não ficar em quarto na segunda, pois, aí, enfrentaria, os Estados Unidos, eliminando o sonho de chegar às semifinais.
Homenagem O Tênis Clube de São José dos Campos inaugura hoje, às 19h30, o Ginásio de Treinamento Edvar Simões uma homenagem ao ex-jogador. Edvar, gerente de futebol do Corinthians, começou sua carreira no clube de São José. Um jogo, com estrelas de todos os tempos, como Pipoka, Nilo, Marcelo Vido, Zé Geraldo, Mauri, Rosa Branca e Marcel, vai marcar o evento.
Comemoração Em 23 de agosto de 1987, o Brasil venceu os EUA (120 a 115) e ganhou o ouro no Pan-Americano. ''Foi a maior alegria da minha carreira'', diz Oscar, que será homenageado no Mundial de Indianápolis, que começa semana que vem.

mockup