Barcos já revê sua meta de gols na temporada
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 01 de março de 2012
Folhapress 
São Paulo - O argentino Barcos ensina o óbvio. Só faz o gol quem chuta na direção certa. Os números mostram que o centroavante tem uma pontaria muito acima da média do resto do time do Palmeiras e imensamente maior do que a registrada pelos outros atacantes.
Em cinco jogos como titular, o ex-jogador da LDU anotou cinco gols - os outros centroavantes do time, Fernandão e Ricardo Bueno, marcaram só um gol cada um nas seis rodadas iniciais do Campeonato Paulista.
A marca de Barcos é impulsionada por sua frieza no momento final. Segundo o Datafolha, o argentino acertou 11 das 20 finalizações que tentou. Ou seja: 55% das suas conclusões resultaram em gol ou exigiram a defesa do goleiro adversário.
Um abismo separa a precisão do atacante de 27 anos do restante do time alviverde. Tirando Barcos, o time acertou apenas 36% das finalizações que fez nas últimas cinco rodadas do Paulista.
Pior ainda fez o companheiro do argentino no ataque - Maikon Leite chutou ou cabeceou na direção certa em só 4 das 16 oportunidades que teve (pontaria de 25%).
Nas cinco vezes em que foi titular, só numa, contra o Guaratinguetá, Barcos foi menos efetivo do que o Palmeiras como um todo.
Contra o São Paulo, no domingo, quando fez dois gols, e quarta-feira, em que marcou seu mais belo tento no Brasil diante do Linense, Barcos foi perfeito -acertou, segundo o Datafolha, as cinco finalizações que tentou.
O novo reforço palmeirense é um destaque nas conclusões também para os parâmetros deste Campeonato Paulista como um todo.
A média de acerto geral do torneio até o início da 11ã rodada era de 38%. A equipe com a melhor precisão era o Corinthians, com 46%, ou nove pontos percentuais a menos do que Barcos como titular palmeirense.
Desde que introduziu o argentino na formação titular, o técnico Luiz Felipe Scolari viu a média de gols marcados pelo Palmeiras disparar.
Nas últimas cinco rodadas, o time anotou 2,6 gols por jogo. No resto do campeonato, com outro centroavante como titular, o clube fez, em média, 1,8 tento por partida.
Com o pé na forma, o atacante até já revê a meta que ele mesmo traçou - de marcar 27 gols na sua temporada de estreia no Brasil. ''Temos que seguir para a frente. Eu quero passar, e não só chegar nessa meta'', disse o argentino.
Valdivia
Segundo o técnico Luiz Felipe Scolari, o meia chileno Valdivia ainda não está 100% recuperado de contusão, mas deve participar de alguns minutos do jogo contra o São Caetano. Quem tem volta certa é Marcos Assunção, que cumpriu suspensão na vitória contra o Linense.


