SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A TV Bandeirantes, nova detentora dos direitos de transmissão da F1 no Brasil, confirmou nesta quinta-feira (4) que todos os 23 GPs da temporada 2021 serão exibidos ao vivo em TV aberta. Além disso, as cerimônias dos pódios também serão transmitidas até o fim.

Antiga casa da categoria no país, a TV Globo era alvo de críticas dos espectadores de automobilismo por preterir as transmissões de algumas corridas ao longo das últimas temporadas por conflitos em sua grade, sobretudo com o futebol, além de não exibir a festa dos pilotos na entrega dos troféus.

Nos últimos dois anos, por exemplo, a emissora carioca não exibiu em TV aberta três GPs da temporada 2019 e um de 2020, justamente a prova de Sakhir, no Bahrein, que marcou o retorno de um piloto brasileiro à F1, com a estreia de Pietro Fittipaldi, pela equipe Haas. O neto de Emerson, bicampeão de F1 (1972 e 1974), substituiu Romain Grosjean, que havia sofrido um acidente, mas a rodada do Campeonato Brasileiro foi prioridade.

O diretor de esportes da Band, Denis Gavazzi, afirmou ainda que está em estudo a possibilidade de criação de um programa de TV exclusivamente sobre o esporte a motor. "Estamos pensando em ter algo dedicado ao automobilismo muito em breve. É um projeto que a gente está trabalhando internamente e são boas as possibilidades", disse à reportagem.

"A nossa cobertura vai ser robusta e completa. O pódio será transmitido ao vivo até acabar o champanhe", acrescentou o executivo. O contrato com a F1 é válido por duas temporadas.

Ainda segundo Gavazzi, os treinos classificatórios, aos sábados, serão transmitidos pelo canal fechado do grupo, o Bandsports, a exemplo do que fazia a Globo, ao concentrar a formação do grid no SporTV. A única exceção será o GP do Bahrein, na abertura da temporada, no dia 27 de março, que terá a classificação e a corrida exibidas na Band.

A equipe que fará parte das transmissões da emissora do Morumbi já havia sido anunciada anteriormente, mas foi apresentada nesta quinta. O canal investiu para trazer nomes experientes que trabalharam na Globo, como o narrador Sérgio Maurício, o comentarista Reginaldo Leme, a repórter Mariana Becker e os ex-pilotos Max Wilson e Felipe Giaffone, que também irão comentar as provas.

"Sinto que aqui vou ter muito espaço e ficar mais à vontade para contar todas as histórias da modalidade. Existe o desejo de fazer uma transmissão ampla e acredito que na Band terei a oportunidade de mostrar a minha vivência de 47 anos nesta área", disse Leme.

Mariana espera atrair novos fãs para a categoria. "A ideia é despertar o interesse não só das pessoas que entendem da modalidade, como também de quem não conhece e pode começar a se apaixonar."

A Band também adquiriu a transmissão das Fórmulas 2 e 3, categorias de acesso à F1, que serão exibidas pelo Bandsports.