Bahia escapa, mas Náutico e Fluminense acabam rebaixados
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de outubro de 1998
Da Redação e agências 
A rodada de ontem à noite da Série B do Campeonato Brasileiro - a última da primeira fase - definiu as equipes classificadas para o playoff da segunda fase e, também, os seis times rebaixados para a Terceira Divisão de 1999. Equipes tradicionais como Fluminense, Bahia e Náutico (os dois primeiros já foram campeões brasileiros) caíram para a Terceirona.
As 16 equipes classificadas para o playoff (ver quadro ao lado) formaram oito grupos de dois, e vão disputar agora a segunda fase, que é eliminatória. As equipes vão se enfrentar numa espécie de mata-mata. Serão dois ou três jogos em cada grupo. Para se classificar em apenas dois jogos - um fora e outro em casa -, uma equipe precisa vencer as duas partidas. Trata-se de uma melhor de cinco pontos. Mesmo que vença uma e empate outra partida, haverá um jogo decisivo, que será, então, disputado na casa de quem obteve melhor índice técnico na fase anterior, independente da colocação no grupo.
O Londrina foi um dos times beneficiados com esse detalhe previsto no regulamento. Embora tenha terminado na terceira colocação do Grupo A, e o ABC tenha ficado em 2º no Grupo B, o Londrina fez 15 pontos (o mesmo número do adversário) mas, nos critérios tradicionais de desempate, teve desempenho técnico melhor que o time de Natal: cinco gols de saldo, contra quatro do ABC. Assim, terá vantagem de decidir a vaga à terceira fase - quando serão formados dois grupos de quatro equipes cada - em casa.


