Ausência de Kaká deixa São Paulo mais ofensivo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2003
Agência Estado 
São Paulo - O São Paulo terá um grande desfalque na partida decisiva contra o Santo André, hoje, no Morumbi. O técnico Oswaldo de Oliveira e os médicos confirmaram que Kaká, com uma contusão na coxa direita, não se recuperou e está fora da partida. O atacante Reinaldo será seu substituto.
O São Paulo estaria adotando um esquema semelhante ao do Corinthians no primeiro semestre do ano passado, com um atacante vindo de trás para ajudar a dupla que fica mais avançada? ''Na verdade será diferente, porque o Reinaldo fará a mesma função de Kaká em campo'', explicou o técnico são-paulino.
Oliveira sabe que a partida será difícil. ''O Santo André é um osso duro de roer. Tem uma equipe compacta, bem armadinha, com jogadores de bom nível'', observou o técnico, para quem a maior virtude do adversário é a disciplina tática dos jogadores.
O São Paulo terá a volta do zagueiro Jean e do volante Maldonado, que estavam suspensos. O atacante Luís Fabiano, com dores musculares, e o lateral Gustavo Nery, que estava sofrendo com um forte torcicolo, se recuperaram e estão confirmados.
O atacante Luís Fabiano afirmou que o gol de meia-bicicleta não foi o único que fez no Santo André. ''Já havia feito um na Copa São Paulo de 1998'', disse. Para hoje, o centroavante não espera dificuldades maiores do que as enfrentadas no último domingo e não garante gols bonitos. ''Penso em fazer gol independente da maneira. Pode ser de cabeça, de ombro, de barriga.''
O motivo é simples. ''Acho que se fizer mais dois gols entro na briga pela artilharia porque só fico três atrás do líder.'' Sobre a presença de Reinaldo no lugar de Kaká, Luís Fabiano vê vantagem. ''Como o time terá mais um atacante, é mais um na área para o adversário se preocupar e podem sobrar espaços que a gente poderá aproveitar.''
Santo André Estrategista como um bom jogador de xadrez, o técnico Luiz Carlos Ferreira faz mistério e promete muitas surpresas contra o São Paulo. Ele ressalta que o jogo será decidido nos mínimos detalhes e em poucos minutos. ''Acho que existem detalhes que vão definir a partida, é como se fosse um jogo de xadrez. Esse detalhe pode acontecer em 15 ou 20 minutos, o que nós treinamos reservadamente'', enfatizou.


