Arquivo FolhaRicardo Maurício entra no seu segundo ano na F-3 inglesaOs pilotos brasileiros nas categorias de acesso do automobilismo internacional terão, este ano, a responsabilidade de repetir os excelentes resultados de 97, com os títulos da Fórmula 3000, Indy Lights, F-Opel européia e alemã, F-Vauxhall e F-Ford 2000.
Na revitalizada F-3000, a principal categoria de acesso à F-1, o Brasil terá os pilotos Marcelo Battistuzzi, na Prost Grand Prix; Max Wilson, na Edenbridge; e Bruno Junqueira, na Draco a partir do dia 11 de abril, com a abertura no circuito alemão de Oschersleben. O novo campeonato terá 12 etapas sendo oito delas como preliminar da F-1.
Nos últimos anos, a F-3000 deixou de cumprir a função de categoria de acesso. E, atualmente, o melhor caminho para a F-1 passou a ser a do piloto de testes. Max Wilson, na Williams, e Ricardo Zonta, na McLaren, farão testes de F-1 durante toda o ano. Battistuzzi também tem a promessa de andar com um carro Prost-Peugeot, caso faça uma boa temporada de F-3000.
Na Indy Lights, o dono da equipe Tasman, Steve Horne, espera repetir o resultado de 97 quando fez o campeão (Tony Kanaan) e o vice (Helinho Castro Neves). A equipe voltará a ter dois brasileiros, o mineiro Cristiano da Mata e o paulista Airton Daré. Cristiano ficou em terceiro no ano passado. Correrão também Zaqueu Morioka, campeão da F-Ford 2000 em 97, nos EUA, Luis Garcia Jr., Sérgio Paese e Felipe Giaffone. O campeonato começará no dia 15 de março, com a Indy, em Homestead.
Na Fórmula 3 inglesa, o paranaense Enrique Bernoldi, da equipe Renault, já pode ser considerado um dos favoritos da categoria. Quem também tem excelentes chances é Mario Haberfeld que dividirá os carros da equipe Stewart com Luciano Burti. Outro piloto brasileiro será Ricardo Maurício. Com exceção de Burti, os demais estarão iniciando sua segunda temporada na F-3.
Já o Europeu de Fórmula Opel começará no dia 19 de abril, em Zolder, na Bélgica. Tentando seguir o caminho de Battistuzzi que venceu 9 provas entre o europeu e o alemão, em 97, estarão os pilotos brasileiros Wagner Ebrahim, Fernando Pantani e Mateus Greippel. No Europeu de F-Renault, categoria que deu o título a Enrique Bernoldi, em 96, os pilotos brasileiros confirmados na equipe Tatuu’s são Hoover Orsi, Giuliano Losacco e Gastão Fráguas.
Ainda nos Estados Unidos, o Brasil conta com três pilotos na Indy Racing League (IRL), a categoria dissidente da Fórmula Indy. O campeonato começou em janeiro, no oval de Orlando, com as participações de Marco Antonio Greco, terceiro em 97, Raul Boesel (estreante) e Affonsinho Giaffone. A segunda etapa será dia 22 de março, em Phoenix.