Doha - O Brasil encerrou a sua campanha no Mundial de Atletismo em Doha, no Catar, sem pódios, mas saiu da competição comemorando duas classificações por equipes para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Por ter avançado à final, o time formado por Rodrigo Nascimento, Vitor Hugo dos Santos, Derick Silva e Paulo André assegurou classificação no 4x100m. O mesmo valeu para o revezamento 4x400m misto.

A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) destacou ainda que a equipe nacional terminou o evento no Catar com 25 pontos e só ficou atrás da pontuação que somou por uma vez na história da competição, em 1999, em Sevilha, na Espanha, onde contabilizou 26. Vale lembrar, porém, que o Brasil voltou a passar em branco no quadro de medalhas depois de seis anos.

Na duas edições anteriores do Mundial, o País havia conquistado uma prata no salto com vara em Moscou-2015 e um bronze com Caio Bonfim na marcha atlética de 20km em Londres-2017. Em Doha, os brasileiros alcançaram nove finais nos dez dias da competição. "Faltou apenas uma medalha para ser brilhante", afirmou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho. "Mostramos evolução e que estamos no caminho certo para os Jogos de Tóquio-2020", completou.