Pandemia -

Atletismo de Londrina retoma treinos na academia


Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha
Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha

Os atletas da equipe Londrina/FEL/IPEC de atletismo retornaram na quinta-feira (30) às atividades presenciais com um treino de força e resistência realizado na academia. Foi o primeiro trabalho em ambiente externo – fora de casa – desde o início da quarentena, em março. 

Atletismo de Londrina retoma treinos na academia
Assessoria de Imprensa/Divulgação
 

Divididos em grupos, os atletas seguiram uma programação específica e tiveram acompanhamento de perto da comissão técnica. A retomada faz parte do processo de intensificação dos treinos já visando a volta das competições, o que deve acontecer em setembro, de acordo com o calendário divulgado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). 



“Essas atividades são de fundamental importância para a preparação física dos atletas. Consistem em trabalhos de grupos musculares específicos, em que os resultados esperados só são alcançados quando realizados em uma estrutura de academia. Também é muito importante nesse momento que antecipa o retorno aos trabalhos na pista, para evitar lesões e facilitar a readaptação ao trabalho diário, que exige muito do corpo de cada um deles”, apontou a coordenadora técnica Silvana Vieira. 

Vale lembrar que a equipe tem mantido uma programação rigorosa de treinos desde o início da quarentena, com acompanhamento quase que individualizados da comissão técnica. Além de uma programação de trabalho individual, os atletas participam também de treinamentos em grupo online, transmitidos através de uma plataforma de reuniões online.

“Entendemos o momento e respeitamos todas as regras de isolamento. Mas a gente entendia também que seria importante mantermos os treinamentos de forma adaptada, até para não perder um trabalho realizado ao longo de anos; já que um atleta de bom nível não é ‘construído’ em uma temporada, e sim com a continuidade de diversas temporadas. E agora estamos vendo que conseguimos minimizar parte do prejuízo técnico com a manutenção dos treinos em casa. E vamos seguir trabalhando para voltarmos fortes”, observou o gestor do projeto Londrina Atletismo Gilberto Miranda. 

O programa de retorno às atividades presenciais também segue um rigoroso protocolo de segurança, visando a prevenção ao novo coronavírus. Pela programação inicial, os treinos deverão acontecer duas vezes na semana para cada grupo.     



O Projeto Londrina Atletismo tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e Colégio Ética; e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina e Academia AS Fitness.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo