Curitiba - O Atlético venceu o Paraná por 1 a 0, ontem à tarde, na Arena da Baixada, e se manteve na vice-liderança do octogonal decisivo do Campeonato Paranaense. Com 10 pontos, o Furacão é superado apenas pelo rival Coritiba, que tem 11. O Paraná, com somente três pontos na fase, praticamente deu adeus ao título.
Mostrando instinto ofensivo desde que Leandro Niehues assumiu o comando técnico, o Atlético pressionou os visitantes durante a maior parte do jogo. Tomou um susto, é verdade, logo nos primeiros minutos, quando o paranista Marcelo Toscano, cara a cara com Neto, perdeu gol feito. Mas, dali em diante, os donos da casa mandaram na partida.
A opção de Niehues de iniciar a partida com Alan Bahia no lugar de Netinho não comprometeu a força do ataque rubro-negro. As investidas do volante, aliadas às jogadas de linha de fundo dos dois laterais, Raul e Márcio Azevedo, e às triangulações com Paulo Baier e os atacantes Bruno Mineiro e Javier Toledo, foram as principais armas rubro-negras durante todo o primeiro tempo e metade do segundo.
Aos seis minutos, o Atlético perdeu sua primeira grande chance, em cabeçada perigosa de Bruno Mineiro após cruzamento de Raul. Pouco depois, o lateral apareceu de novo: serviu Alan Bahia, que cortou o zagueiro e tocou para Bruno Mineiro. Atrapalhado pela marcação, o atacante chutou ''mascado'' e não conseguiu abrir o placar. Aos 26 minutos, Chico fez lançamento, Bruno Mineiro ajeitou de cabeça na área, mas Juninho interceptou antes da chegada de Paulo Baier.
O Atlético voltou para o segundo tempo com a mesma fome de gol. No primeiro ataque, Chico fez fila pela esquerda, cruzou e Toledo cabeceou por cima. Aos seis minutos, o argentino finalmente foi recompensado pela insistência. Paulo Baier cobrou escanteio fechado e o gringo desviou no primeiro pau: Atlético 1 a 0.
Durante alguns minutos, o Furacão manteve a blitz, tanto que aos 14 Toledo quase repetiu a dose, num belo toque por cobertura que foi desviado pela defesa paranista. Só que o Atlético recuou demais e permitiu que o Paraná exercesse uma leve pressão. Aos 20 minutos, os tricolores perderam seu segundo gol feito da tarde, num chute para fora de Márcio Diogo em que a zaga atleticana já estava totalmente batida. Até o fim da partida, o Paraná, de forma desorganizada, buscou o empate. Mas, como não tinha meio-campo, abusava das bolas rifadas, que a defesa do Atlético, alta e bem postada, repelia sem maiores traumas.
O sufoco manchou um pouco o triunfo rubro-negro, mas, como o próprio Leandro Niehues diagosticou após a partida, o importante foi manter a perseguição ao líder Coritiba. ''Trabalhei esse jogo com o grupo como se fosse uma semifinal, e numa semifinal você nem sempre ganha como gostaria'', admitiu o treinador.



EM CURITIBA

Atlético 1

Neto; Manoel, Rhodolfo e Chico; Raul (Bruno Costa), Valencia, Alan Bahia, Paulo Baier e Márcio Azevedo; Bruno Mineiro (Serna (Netinho)) e Javier Toledo. Técnico: Leandro Niehues

Paraná 0

Juninho; Irineu, Luís Henrique e Alessandro Lopes; Jefferson (Elvis), Chicão, João Paulo, Pará e Diego Corrêa (Everton); Márcio Diogo (Davis) e Marcelo Toscano. Técnico: Marcelo Oliveira

Árbitro: Antônio Denival de Morais
Estádio: Arena da Baixada
Gol: Javier Toledo, aos 6 minutos do 2º tempo

mockup