Sem vencer há três jogos e com uma crise batendo na porta do clube, o Atlético enfrenta hoje, às 20h30, o Santos, na Vila Belmiro, precisando vencer. Os dirigentes atleticanos pressionam os jogadores por vitórias, pela necessidade da reabilitação e pelo perigo da equipe ficar de fora da próxima fase da Copa João Havelange.
Completam a rodada os jogos de Vasco x América-MG, em São Januário; Ponte Preta x Portuguesa, no Moisés Lucarelli; Sport x Bahia, na Ilha do Retiro; e Juventude x Gama, no Alfredo Jaconi. As partidas serão realizadas às 20h30, com exceção da do Juventude, que será às 16 horas.
Nas últimas seis vezes em que Atlético e Santos se enfrentaram na Vila Belmiro, o time paulista venceu duas e houve quatro empates. No Campeonato Brasileiro do ano passado, os atleticanos venceram por 3 a 0, com gols de Lucas, Vanin e Kelly, mas o jogo foi realizado no Estádio Joaquim Américo.
A situação do rubro-negro está ficando preta. O time foi festejado durante semanas por manter-se entre os primeiros colocados. Mas hoje, após duas derrotas e um empate, caiu da terceira para oitava colocação, com 19 pontos. Se for considerada a classificação por aproveitamento, a situação seria um pouco pior: 12º com 48,71%.
O técnico Artur Neto, que está balançando no cargo devido aos maus resultados, muda o time mais uma vez. O volante Marcus Vinícius cumpre suspensão automática pelo quinto cartão amarelo. Luís Carlos Goiano, que ficou no banco na última partida, retorna ao time. Cocito deve permanecer como companheiro de Goiano. Nas laterais nenhuma modificação: Luisinho Netto e Fabiano foram mantidos.
Nem tudo é tristeza para os atleticanos. Kelly, que cumpriu suspensão automática, entra no lugar de Silas. Kelly vem sendo apontado como o melhor jogador da equipe após as saídas de Lucas e Adriano, em julho passado. Silvinho, que iniciou como titular na derrota por 1 a 0 para o Juventude, cede seu lugar para Kléberson no meio-de-campo.
As dificuldades de uma vitória rubro-negra em Santos podem ser menores com a volta do zagueiro Reginaldo. O capitão atleticano esteve entregue ao departamento médico devido a uma contusão na coxa e foi liberado na terça-feira para enfrentar o Peixe. Émerson que jogou contra o Juventude volta ao banco de reservas.
Reginaldo confessa estar preparado para iniciar como titular. ‘‘Vou jogar sim. O momento do Atlético é difícil, mas temos condições de obter um bom resultado. Nós temos consciência de que quando o time perde o clima fica pesado, com cobranças de todos os lados. Nossa equipe já mostrou sua força na competição e sabemos que temos futebol para derrotar o Santos, na Vila Belmiro’’.
O técnico Giba espera que o Santos entre numa nova fase a partir do jogo contra o Atlético. ‘‘Entramos numa fase mais competitiva e todos os jogadores estão bastante fechados, bem conscientes, de que é preciso melhorar cada vez mais para buscar a vaga, pois o campeonato está embolado e muito difícil’’. O meia Robert volta ao time depois de ter cumprido suspensão automática. Com isso, Caio deixa a equipe e volta para o banco. Giba definiu também que Preto será o zagueiro-central e Sangaletti ficará na quarta-zaga, posição de Claudiomiro, que está se recuperando de um entorse no joelho esquerdo.
Mercosul – Somente a vitória interessa ao Palmeiras na partida de hoje, às 22 horas, contra o Universidad Católica, em Santiago, pela Copa Mercosul. O objetivo da equipe brasileira, que tem 4 pontos, é conseguir, pelo menos, a segunda colocação do Grupo B e classificar-se para as quartas-de-final entre os três melhores segundos colocados da competição. O Cruzeiro é o líder do grupo, com 9 pontos. O Universidad tem um e o Independiente três pontos.

mockup