Atlético tem pior aproveitamento fora desde 2003
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 02 de agosto de 2010
Fábio Galão<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Que o Atlético é um Furacão dentro da Arena da Baixada e uma brisa fora dela, sabe-se já há algum tempo. Mas o desempenho atleticano fora de seus domínios neste Campeonato Brasileiro está preocupante até mesmo para quem tem fama de visitante inofensivo. O Atlético já disputou sete jogos fora de casa e foi derrotado seis vezes, a última, no sábado, no Maracanã, pelo líder Fluminense. A única partida longe da Arena em que o Rubro-Negro somou pontos foi na penúltima rodada, quando bateu o Goiás no Serra Dourada.
Com esses três pontos, o Atlético ostenta até o momento aproveitamento de 14% dos pontos disputados como visitante neste Brasileirão. É o pior desempenho do clube fora de casa desde que o sistema de pontos corridos foi adotado no Nacional, em 2003.
Após a derrota para o Fluminense, o técnico Paulo César Carpegiani enfatizou a obrigação de compensar na Arena da Baixada o desempenho pífio fora dela. ''Vamos buscar reverter isso agora contra o São Paulo, perto da nossa torcida. Vamos trabalhar essa semana para tentar corrigir os erros e conquistar a vitória no domingo'', disse.
Contando partidas dentro e fora de casa, o Atlético soma ao todo 13 pontos, e está apenas uma posição acima da temida zona de rebaixamento. A situação na tabela só não é pior porque na Arena o desempenho do Atlético continua bom: neste Brasileiro, em cinco jogos em casa, o time venceu três, empatou um e perdeu outro.
O problema é que o time que deseja mais do que escapar da Série B precisa também mostrar serviço fora de casa. Em 2004, ano em que o Atlético ostentou sua melhor campanha na era dos pontos corridos, quando foi vice-campeão, a equipe conquistou 48% dos pontos que disputou fora da Arena da Baixada. Em 2008, no segundo pior desempenho atleticano como visitante desde 2003, o time somou apenas 16% dos pontos. Naquele ano, o Atlético brigou contra o rebaixamento até o fim, e só se salvou da degola com uma vitória por 5 a 3 sobre o Flamengo, na Arena, na última rodada.
Como a situação é crítica, o Atlético busca reforços. O lateral/volante Joílson, que vinha sendo cotado, não chegou a um acordo e não vem mais para a Baixada.
Na Série B, as coisas parecem mais fáceis. De alma lavada, Paraná Clube e Coritiba, vitoriosos na última rodada, iniciaram ontem os treinamentos para o clássico Paratiba, que será disputado na Vila Capanema, no sábado. Para o Paraná, o jogo vale a volta ao G-4. Para o Coxa, a manutenção da liderança. Nesta semana, deve ser acertada a saída do artilheiro paranista Marcelo Toscano para o Vitória de Guimarães, de Portugal.


