Fernando Tupan
De Curitiba
O Atlético Paranaense, com participação garantida em competições internacionais este ano, virou motivo de cobiça para as grandes companhias de marketing esportivo. A ISL, empresa patrocinadora do Flamengo-RJ e Grêmio-RS, está interessada no Rubro-Negro. Nem a empresa, nem o Atlético, falam ainda abertamente de uma possível negociação. No entanto, o coordenador de Marketing do clube, Mário Celso Petraglia, em férias nos Estados Unidos, promete surpresas para depois do dia 10 deste mês, quando retorna ao Brasil.
O atual presidente, Ademir Adur, disse que tudo ainda é especulação. ‘‘O Atlético está trabalhando numa outra área de parceria’’. Adur que participava da reunião do Clube dos 13, em Santos-SP, evitou de falar qual seria o companheiro ideal para o Rubro-Negro.
Para o especialista em Gestão de Futebol, Alexandre Loures, atualmente na Deloitte Touche, o Atlético na Libertadores e com a Arena e o Centro de Treinamentos do Umbará se valorizou bastante. ‘‘Uma avaliação superficial de um patrocínio para o Rubro-Negro não poderia ser inferior a US$ 30 milhões’’. O Grêmio fechou no ano passado com a ISL um contrato de 15 anos, no valor de US$ 50 milhões. Já o Flamengo, US$ 80 milhões. O contrato que o Atlético pode assinar com a ISL é de gerenciamento da marca.
A outra boa notícia do dia para os atleticanos é a possibilidade do Joaquim Américo de ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2006, caso o Brasil venha a sediar o evento. Dois integrantes do Comitê da Candidatura ‘‘Brasil 2006’’ estiveram ontem inspecionando a Arena.
No próximo dia 16, às 10 horas, uma comitiva composta por representantes da Fifa, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o jogador Zico, estarão fazendo uma nova vistoria.
Curitiba concorre com outras 13 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Brasília, Goiânia, Fortaleza, São Luiz, Belém e Maceió. O estádio atleticano leva vantagens com relação aos demais por ser o mais moderno do Brasil.