Depois de ser desclassificado da Taça Libertadores da América pelo Atlético Mineiro, o Atlético Paranaense começa hoje, contra outro time mineiro, uma nova caminhada para tentar voltar à competição no ano que vem. A equipe enfrenta o Cruzeiro, às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, no jogo de ida pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.
O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba – o mando dos jogos foi sorteado pela Confederação Brasileira de Futebol. Quem passar entre Cruzeiro e Atlético enfrenta o vencedor de Botafogo-RJ e Corinthians. A Copa do Brasil é o chamado caminho mais curto para se chegar à Libertadores. Como o Atlético, justamente porque estava disputando a Libertadores, só está entrando agora na competição, pode chegar ao título com oito jogos, em quatro séries de ‘‘mata-mata’’.
Apesar de ter que enfrentar daqui para a frente praticamente a ‘‘nata’’ do futebol brasileiro, a equipe está empolgada para ir o mais longe possível. A tentativa de voltar à Libertadores tem sido a motivação mais forte para os jogadores. ‘‘Gostamos muito de ter participado da Libertadores. Temos essa chance pela frente e temos que fazer de tudo para conseguir a vaga’’, disse o volante Marcus Vinicius.
Mas os jogadores têm outro motivo para querer passar pelo Cruzeiro neste ‘‘mata-mata’’. Isto porque, apesar de o Rubro-Negro ter vencido a seletiva da Libertadores justamente em cima da Raposa, em 2000 já foi eliminado de duas competições por mineiros. Perdeu a semifinal da Copa Sul-Minas para o América e saiu da Libertadores pelas mãos do Atlético Mineiro. ‘‘Está na hora da gente reverter essa situação’’, afirmou Marcus Vinicius, dizendo que está ‘‘cansado’’ de apanhar dos mineiros, fazendo uma referência ao tempo em que jogava na Caldense e perdia sempre para os times de Belo Horizonte.
E para passar pelo Cruzeiro, o Atlético quer pelo menos um empate hoje. O grupo acredita que não perdendo pelo menos, a situação ficará muito favorável para a decisão em Curitiba. ‘‘Queremos a vitória, mas se empatarmos em Belo Horizonte, e de preferência com gols, teremos boas chances de nos classificar para a próxima fase’’, disse o atacante Kléber.
O Atlético quer tanto marcar gols em Belo Horizonte para ter vantagem em Curitiba (gol fora de casa tem peso maior no desempate após os dois jogos) que o técnico Osvaldo Alvarez quer o time na frente. Para isso, diferente do que fez contra o Atlético Mineiro no Mineirão, quando abriu mão do atacante Kléber, o treinador já garantiu o atacante como titular. Com isso, Silas fica no banco de reservas. Lucas, recuperado de contusão, volta ao ataque do Furacão.
O Cruzeiro, que terá no ataque a dupla Oséas-Fábio Júnior, não contará com Muller que está contundido.

mockup