Atlético quer recomeçar tudo contra Ponte Preta
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de agosto de 1998
Edmundo Inagaki 
O Atlético Paranaense quer esquecer a má campanha e recomeçar o Campeonato Brasileiro contra a Ponte Preta, no próximo dia 19, em Campinas (SP). O plano foi revelado pelo técnico Abel Braga, ontem à tarde, após a cerimônia que homenageou a equipe campeã estadual de 98, na Câmara Municipal de Curitiba.
Faremos como no Campeonato Paranaense, quando ganhamos o turno e o returno da primeira fase e levamos aqueles dois pontos-extras para o quadrangular final. Só que, agora, depois de disputar cinco jogos e conquistar só três pontos, será como se começássemos do zero. Vamos nos preparar durante esta semana para enfrentar a Ponte Preta, tentando reverter essa situação difícil que vivemos no momento.
Na avaliação do treinador, a 21ª colocação (três pontos ganhos) na classificação geral do Brasileirão não terá um peso negativo sobre o grupo no decorrer do trabalho. Na semana que vem, quando voltamos a jogar, seremos os últimos da tabela. A lanterna não vai nos incomodar, como não nos preocupa esta posição de hoje, pois a competição é muito dinâmica.
Abel Braga não admite a instabilidade emocional da equipe. A torcida está cobrando os resultados positivos e precisamos aprender a conviver com as pressões e adversidades da mesma maneira que encaramos as coisas boas. Não tivemos partidas fáceis até aqui, embora não esteja buscando desculpas ou justificativas para explicar a nossa campanha.
Os empates com Coritiba (2 a 2), Santos (1 a 1) e Grêmio (0 a 0) e as derrotas para Sport Recife (2 a 0) e Palmeiras (1 a 0) atestam a teoria do treinador rubro-negro. São todos adversários de qualidade, que dispensam comentários. Não é só sorte que está nos faltando. Precisamos controlar a ansiedade e outros detalhes. O time tem que buscar um equilíbrio, pois estamos colocando o coração acima da razão. Sem esse meio-termo, não podemos raciocinar direito.
Para o meia Paulo Miranda, que desperdiçou um pênalti contra o Grêmio, as críticas da torcida são justificadas. O torcedor paga ingresso e quer ver o seu time ganhando. Sinceramente, ainda não descobri o que está acontecendo com a gente. Mas vamos fazer o que for preciso para afastar essa maré de azar.


