Atlético não tira o pé da lama
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 31 de julho de 2003
Luiz Claudio Oliveira<br> Equipe da Folha 
Curitiba - O Atlético não começou bem a sua pretendida ''nova fase''. O que se viu na derrota para o Santos por 2 a 0, quarta-feira à noite, foi o mesmo time confuso taticamente, nervoso e com falhas de posicionamento, além das falhas individuais. O time não vence há três partidas e, em caso de nova derrota para o Vasco, no jogo de domingo, no Rio de Janeiro, termina o primeiro turno muito próximo da zona de rebaixamento, com apenas 26 pontos. Hoje, está nove pontos na frente do Goiás e sete à frente do Grêmio, respectivamente último e penúltimo colocados.
Para complicar a vida do técnico Vadão, que já não está fácil, o time continua com desfalques. O meia Adriano, que voltou à equipe depois de sete jogos fora, recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Santos e não joga no Rio. Também estão fora por suspensão o meia Jadson e o atacante Ricardinho.
Além dos desfalques certos, somente hoje o técnico saberá se poderá contar com o lateral Ivan e com o zagueiro Capone. Os dois dependem de liberação médica e só serão escalados se conseguirem treinar hoje à tarde. Ontem, Capone apenas correu no CT do Caju.
Além desses problemas todos, o volante Luciano Santos e o meia Fabrício também foram ao Departamento Médico para tratamento ontem. Isso deixa muitas dúvidas na cabeça do treinador para montar a equipe.
Por outro lado, a grande novidade do time poderá ser a volta do atacante Alex Mineiro, que estava apenas fazendo trabalhos físicos. O jogador foi liberado para participar do treinamento coletivo e caso se apresente bem, poderá até ser escalado como titular. O meia Rodrigo também fica à disposição do técnico depois de ter cumprido suspensão automática por expulsão.
No Coritiba, o técnico Paulo Bonamigo pode mudar o esquema da equipe para a última partida deste primeiro turno, domingo, às 16 horas, no Couto Pereira. Jogando junto da torcida e contra um adversário que não está em boa fase, o Fortaleza, Bonamigo pensa em por um time mais ofensivo, tirando um dos zagueiros para a entrada do meia Jackson, que já está recuperado da contusão no ombro. Jackson faz o último teste hoje, mas é bem provável que jogue.
A decisão só será tomada hoje, depois de testar a nova formação no treinamento da tarde. No entanto, pelo que o técnico tem falado, é bem possível que ele escolha o seguinte time para o jogo de domingo: Fernando; Ceará, Odvan, Reginaldo Nascimento e Adriano; Roberto Brum, Tcheco, Jackson e Souza; Marco Brito e Lima.
O lateral Ceará se recuperou de uma torção no tornozelo e está liberado para participar do treinamento de hoje. Ele, que foi o autor do gol mais rápido neste Brasileirão, em apenas 12 segundos, contra o Criciúma, está motivado e quer continuar no bom momento. ''Quero jogar. Fiquei feliz pelo gol, vou guardar os jornais, mas isso já é passado'', diz de maneira humilde.
Caso no treinamento de hoje Bonamigo não aprove o time com dois zagueiros, terá que decidir quem tirar da equipe titular para a entrada do defensor. A escolha poderia ser Marco Brito, que tem sempre ficado no banco de reservas, mas, neste caso, o time ficaria sem um atacante nato pois Lima é um meia-atacante.


