São Paulo - Líder do Campeonato Brasileiro com 44 pontos, o Atlético Mineiro entra em campo contra Corinthians neste domingo, às 16 horas, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 21.ª rodada, com força máxima para defender a ponta da tabela de classificação.
Além de contar com a volta do atacante Bernard, que cumpriu suspensão na rodada de meio de semana após ser expulso contra o Cruzeiro, no último domingo, o Atlético tem um Ronaldinho Gaúcho ainda mais inspirado com a possibilidade de retornar à seleção brasileira, como cogitou o presidente da CBF, José Maria Marin.
Mesmo feliz com a declaração do cartola, o meia, no entanto, garantiu que o foco é o Atlético. "Pensamento só no Atlético. Quero fazer o melhor no Galo, na minha cabeça só tenho isso. Na hora que a seleção me chamar, estou à disposição. Mas o pensamento é no Galo", disse.
No Corinthians, Tite terá uma difícil missão a partir do jogo deste domingo. Ao mesmo tempo em que tenta emplacar uma sequência de bons resultados no Brasileirão - três dos quatro próximos jogos serão no Pacaembu -, ele terá de iniciar um rodízio entre os titulares. "Se fizermos um grande jogo, podemos já ficar próximo do G8, aí tua equipe vai crescendo e retoma o padrão", explicou o treinador do Corinthians.
Após 20 rodadas, o Corinthians é o 12º colocado, com 25 pontos. O oitavo é o Botafogo, com 28. Claro que, para o time de Tite, pouco importa a classificação no Brasileirão - a prioridade é a preparação para o Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Mas o treinador quer que a equipe volte a aliar bom desempenho e resultado - já está há três jogos sem vitória (perdeu para São Paulo e Santos e empatou com o Fluminense).
"Precisamos retomar a confiança. Sei que é difícil focar no momento que você está, mas o importante é todo o processo que vai até o final do ano, no Mundial", explicou Tite. Para isso, ele terá ao seu lado a torcida. A sequência de jogos do Corinthians é a seguinte: Atlético-MG (casa), Figueirense (fora), Grêmio (casa) e Ponte Preta (casa) - para o jogo deste domingo com o time mineiro, 23 mil ingressos já foram vendidos.
Tite vê essa série de jogos como importante e acredita conquistar bons resultados mesmo poupando titulares. "Essa é minha exigência", afirmou. Nos próximos quatro compromissos, a tendência é escalar o time principal apenas contra o Atlético-MG e Grêmio e poupar alguns atletas diante do Figueirense e da Ponte Preta.
"Domingo é força total, depois a gente vai ver", afirmou Tite, na entrevista coletiva na sexta-feira. "A sequência e a intensidade dos jogos geram uma sobrecarga nos atletas, e temos de ter cuidado, porque se não o jogador estoura."
Assim, o time será basicamente o mesmo que empatou com o Fluminense. A única novidade é a volta do zagueiro Paulo André, que cumpriu suspensão.


EM SÃO PAULO

Corinthians
Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Romarinho e Emerson. Técnico: Tite

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Bernard, Danilinho e Ronaldinho Gaúcho; Jô.
Técnico: Cuca
Árbitro: Pericles Bassols (FIFA-RJ)
Estádio: Pacaembu
Horário: 16 horas

Imagem ilustrativa da imagem Atlético-MG defende liderança ante Corinthians
mockup