O que era uma questão de tempo tornou-se realidade nesta quinta-feira (2). Depois de cinquenta anos, o Atlético-MG conquistou novamente o Campeonato Brasileiro, o segundo da história do clube.

Imagem ilustrativa da imagem Atlético-MG conquista o Campeonato Brasileiro após 50 anos
| Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia



Com uma campanha histórica, a equipe mineira ficou com a taça após vencer o Bahia por 3 a 2, com uma virada impressionante, depois que o time baiano chegou a abrir dois gols de vantagem.
Na Fonte Nova, todos os gols saíram já no segundo tempo. E a virada atleticana começou a ser construída com um gol do artilheiro Hulk, aos 27 minutos, de pênalti. Depois, Keno marcou duas vezes, aos 28 e aos 32 minutos, para delírio dos atleticanos.


Luis Otávio e Gilberto marcaram pelo Bahia, que luta contra o rebaixamento e permanece em 17º, na parte vermelha da classificação, com 40 pontos.


Ao somar 81 pontos, com 25 vitórias em 36 duelos, o time dirigido por Cuca não pode mais ser alcançado pelo Flamengo, que tem 70 pontos, com somente mais 9 possíveis para conquistar até o fim da competição.


Além da vantagem confortável, a pontuação dos atleticanos colocou a equipe com um desempenho superior ao obtido por 10 dos outros 15 campeões brasileiros na era dos pontos corridos com 20 clubes.


Somente o Cruzeiro de 2014 (80), o Corinthians de 2015 (81), o Palmeiras de 2016 e de 2018 (ambos 80) e o Flamengo de 2019 (90) somaram mais pontos. Desses, os cariocas são os únicos que não podem ser superados pelo Atlético-MG, que ainda tem mais nove pontos a disputar.