Atlético enfrentará tabu em Campinas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 09 de outubro de 2000
Ed Carlos Rocha De Curitiba 
O Atlético Paranaense terá que quebrar um tabu se quiser passar por cima de um dos seus adversários diretos na corrida por uma vaga na próxima fase da Copa João Havelange. A Ponte Preta, com quem o rubro-negro joga amanhã, às 20h30, em Campinas, ainda não perdeu em casa. As duas equipes estão com 25 pontos ganhos, mas o time campineiro está uma posição acima na tabela 5ª porque tem melhor saldo de gols.
Na caminhada do rubro-negro na Copa João Havelange, um jogador não fará mais parte do time. O lateral-direito Luisinho Netto foi operado ontem de uma lesão no ligamento do tornozelo esquerdo e fica três meses longe da bola. Alessandro, que teve boa participação na vitória por 4 a 0 sobre o Santa Cruz, sábado passado, deve ser o novo titular da posição.
O técnico Antônio Lopes quer cravar a sua segunda vitória no comando do Furacão, mas sabe que a tarefa não vai ser fácil. A Ponte Preta venceu seis vezes e empatou uma nos sete jogos que fez em Campinas. E como o Atlético tem dois jogos a mais que o adversário, precisa de um bom resultado para continuar entre os primeiros colocados. A ordem é buscar a vitória para continuarmos com boas chances de classificação, disse Lopes.
O treinador conversou por mais de uma hora ontem com os jogadores antes do treino da tarde. Segundo Lopes, o objetivo foi apontar claramente os erros do time e também destacar as qualidades. Sempre faço isso e acho válido porque os atletas acabam tendo mais consciência daquilo que o time precisa melhorar.
O treinador gostou tanto do time na vitória do último sábado que já confirmou praticamente os mesmos titulares para o jogo de amanhã. A única mudança deverá ser a volta do zagueiro Émerson no lugar de Fábio.
O treinador já disse também que vai pedir à diretoria que organize pelo menos dois amistosos depois do confronto contra o Fluminense, na outra quarta-feira. É que depois disso o Atlético só volta a jogar no dia 5 de novembro, contra o Vitória, na Arena da Baixada.
Para enfrentar o Fluminense, Lopes já terá à disposição o peruano Carlos Flores, que está com o visto de trabalho regularizado.
Coritiba O técnico Ivo Wortmann deve mudar o Coritiba para enfrentar o São Paulo amanhã, às 20h30, em São Paulo, no jogo que marca o confronto entre o líder e o lanterna da João Havelange. Como o alviverde está na última posição e praticamente sem chances de classificação, Wortmann deve aproveitar os próximos jogos para conhecer melhor alguns jogadores do grupo.
Entre as mudanças, é provável que Vitor retorne à lateral-esquerda no lugar de Carlos Roberto. No meio-de-campo, Ânderson pode ganhar uma chance no lugar de Ataliba. Na zaga, Luis Carlos, depois de dois jogos afastado por contusão, volta a ocupar a posição de titular.
Além de querer conhecer melhor os atletas que estão no grupo principal do Coxa, o treinador também vem observando praticamente todo os jogadores que pertencem ao clube, inclusive alguns juniores. Ontem, no Couto Pereira, por exemplo, ele fez coletivos usando quatro times, entre titulares, reservas e juniores. O objetivo é selecionar quais atletas poderão fazer parte do grupo para o ano que vem.


