Atlético enfrenta o Bragantino embalado por apoio psicológico
PUBLICAÇÃO
sábado, 26 de setembro de 1998
Ed Carlos Rocha 
O apoio de um psicólogo é o mais novo aliado do Atlético Paranaense rumo à recuperação no Campeonato Brasileiro, no qual ocupa a 22ª posição, com 12 pontos ganhos. Na partida de hoje contra o Bragantino, às 16 horas, na Vila Capanema, os atletas entram em campo munidos de um trabalho de retomada de confiança, desenvolvido pelo psicólogo e consultor em comportamento organizacional, Amir El-Kouba.
O trabalho, que consiste em reuniões e exercícios para promover a união e autoconfianca entre os jogadores, já vem sendo realizado há uma semana e foi, segundo os próprios atletas, um dos responsáveis pela vitória de 4 a 0 sobre o Guarani, na última quinta-feira. O trabalho do Amir está sendo fundamental. A equipe jogou com mais raça e determinação porque ele nos fez ficar mais confiantes, diz o volante Wilson. Ajudou muito, comenta o atacante Warley.
Arquivo FolhaReconhecimentoO atacante Warley: Ele já nos ajudou muitoAté agora, Amir teve duas reuniões com os jogadores, uma no sábado retrasado e outra na quarta-feira passada. O trabalho dele é realizado com conversas e exercícios que mexem com o lado emocional do grupo e o estimula a discutir e se preparar para situações que terá que enfrentar nos jogos, como vaias da torcida.
Num dos exercícios, que parece uma brincadeira de criança, o jogador se lança para frente para que os demais o segurem. Ele tem que ter a coragem para se lançar e a confiança de que os colegas vão ampará-lo. Por outro lado, os outros atletas têm que se unir para que o amigo não caia. É uma situação que mostra união e confiança, explica Amir, que, fora das reuniões coletivas, fica à disposição também para que os jogadores o procurem isoladamente a fim de resolver problemas particulares.
Amir, que já fez vários trabalhos em grandes empresas nacionais, conta que no Centro do Treinamentos do Umbará, na semana passada, sentiu os jogadores muito abalados pela situação em que se encontram na tabela. No entanto, ele próprio, assim como o grupo, afirma que os resultados estão aparecendo. Contra o Guarani eles estavam bem determinados e com raça para ganhar.
Segundo o diretor de futebol do Atlético, Samir Haiddar, ainda não foi definido se Amir continuará o trabalho até o final do campeonato ou se será apenas por alguns jogos. Samir também reconhece uma diferença no ânimo dos rubro-negros. Ele foi contratado para incentivar o grupo e está dando resultado. Mas não sabemos ainda quanto mais tempo ele fará esse trabalho.
Alteraçãoá - Para a partida de hoje contra o Bragantino, o técnico João Carlos Costa terá que fazer duas alterações em relação ao time que venceu o Guarani na quinta-feira. Uma delas é na lateral-direita, que não terá Luisinho, expulso. Alberto ou Marcelo Baiano será escalado na posição.
A outra alteração é no meio-de-campo. O volante Cocito, que estreou contra o time campineiro, sentiu um problema antigo no pubis e não tem condições de atuar. Renato, que era o titular da posição, deve ser confirmado.
Os jogadores dizem que a vitória sobre o Guarani deixou o time mais aliviado para conseguir um resultado positivo hoje à tarde e se afastar das últimas colocações. A gente sabe que tem potencial para estar em posição melhor, mas estava faltando tranquilidade nos jogos, que deverá voltar por causa da vitória sobre o Guarani, afirmou o atacante Warley.
Na próxima quarta-feira, também em Curitiba, o Atlético faz a sua terceira partida seguida em casa enfrentando o Botafogo (RJ).
Bragantino - Com 13 pontos, na 21ª colocação no Campeonato Brasileiro, o Bragantino tenta escapar do rebaixamento. O técnico Heron Ferreira, que foi mantido no cargo após a derrota por 4 a 0 para o Palmeiras, não poderá contar com Ronaldo Alfredo e Marcão, suspensos com o terceiro cartão amarelo. Os substitutos serão Vital e Edson Baiano ou Caçapa, respectivamente.
FICHA TÉCNICA
Atlético (PR)
Flávio; Alberto (Marcelo Baiano), Edinho Baiano, Wilson e Marcos Adriano; Gérson Caçapa, Renato, Paulo Miranda e Alex; Tuta e Warley. Técnico: João Carlos Costa


