Atlético e Vasco duelam contra crise
PUBLICAÇÃO
sábado, 19 de julho de 2008
Luciano Balarotti<br> Equipe da Folha 
Curitiba - No duelo para fugir da degola, o Atlético do ameaçado Roberto Fernandes recebe o Vasco do criticado Antônio Lopes, às 16 horas, na Arena. Ocupando posições intermediárias na classificação - o Furacão está próximo à zona do rebaixamento, com 13 pontos, dois atrás dos cruz-maltinos -, as duas equipes precisam da vitória para não entrar em crise. Até porque seus comandantes têm até os nomes dos eventuais sucessores circulando nos bastidores: Ivo Wortmann é cotado na Baixada enquanto Tita é o nome da vez em São Januário.
E os dois times lutam contra números desfavoráveis. O Rubro-Negro ainda não perdeu como mandante, mas venceu somente duas das seis partidas que disputou na Arena. A campanha carioca longe de São Januário é ainda pior, com dois empates e quatro derrotas no mesmo número de jogos.
Se ainda lamenta a ausência de Netinho e Júlio César, o treinador atleticano comemora dois fatos positivos. O primeiro é a boa atuação do time na derrota para o Cruzeiro, no Mineirão. O segundo, a possibilidade de repetir pela primeira vez a escalação da equipe. A começar por Galatto, que teve atuação destacada em Minas e ressalta os pontos que precisam ser melhorados no Furacão. ''Temos que aprimorar as conclusões porque a responsabilidade aumenta a cada jogo'', afirma o goleiro, que como todos no clube reconhece o mau momento do ataque atleticano.
Setor ofensivo que será novamente formado por Ferreira e Joãozinho, apoiados pelos alas Nei e Márcio Azevedo. E como o meia Julio dos Santos tem um estilo de jogo mais cadenciado, cabe ao volante Alan Bahia subir ao ataque para tentar ampliar a marca de cinco gols no campeonato - é o artilheiro atleticano.
Na corda-bamba no Vasco, Antônio Lopes encara a situação com tranquilidade. ''É cultura no Brasil os treinadores serem chamados de burro, mas eu não me preocupo com isso, pois tenho mais de trinta anos de futebol. Minha maior preocupação é com o trabalho, é em melhorar a equipe'', resume. Com probelmas na zaga - que só não levou gols na partida contra o Sport -, o Delegado só revela a escalação na hora do jogo, mas deve manter o zagueiro Jorge Luiz e o meia Leandro Bonfim fora do time titular. O lateral-esquerdo Valmir também desfalca o time e Edmundo deve ser poupado.
EM CURITIBA
Atlético Paranaense
Galatto; Antônio Carlos, Rhodolfo e Danilo; Nei, Alan Bahia, Valencia, Julio dos Santos e Márcio Azevedo; Ferreira e Joãozinho. Técnico: Roberto Fernandes
Vasco
Tiago; Rodrigo Antônio, Luizão e Eduardo Luiz; Wagner Diniz, Jonílson, Alex Teixeira, Morais e Pablo; Jean (Alan Kardec) e Leandro Amaral. Técnico: Antônio Lopes
Árbitro: Wallace Nascimento (ES)
Estádio: Arena da Baixada
Horário: 16 horas


