Cu­ri­ti­ba – Em seu se­gun­do jo­go se­gui­do sem gran­des me­tas a cum­prir, o Atlé­ti­co en­ca­ra o tam­bém de­sin­te­res­sa­do ­Avaí, às 18h30, na Res­sa­ca­da. Já cor­ren­do pou­cos ris­cos de ­cair pa­ra a Sé­rie B, o Fu­ra­cão tem co­mo ob­je­ti­vo ga­ran­tir um lu­gar na Co­pa Sul-Ame­ri­ca­na, mas a mo­ti­va­ção pa­ra ga­ran­ti-la não se com­pa­ra às de ­quem bri­ga pe­lo G-4 ou pa­ra fu­gir da ZR. O mes­mo se apli­ca ao ti­me da ca­sa, que di­fi­cil­men­te fi­ca­rá fo­ra da com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal e já cum­priu, com fol­ga, o ob­je­ti­vo ini­cial de ga­ran­tir sua per­ma­nên­cia na eli­te do fu­te­bol na­cio­nal.
  A ri­gor, é fá­cil es­pe­rar um jo­go mor­no sob o for­te ca­lor da ca­pi­tal ca­ta­ri­nen­se, ou ­quem sa­be um bom amis­to­so de lu­xo, uti­li­za­do pe­los trei­na­do­res já co­mo par­te da pre­pa­ra­ção pa­ra a pró­xi­ma tem­po­ra­da. O cli­ma é tão ame­no que An­tô­nio Lo­pes não fez ne­nhum mis­té­rio so­bre ­suas op­ções, adian­tan­do a es­ca­la­ção da equi­pe lo­go ­após o em­pa­te dian­te do San­tos. Au­sen­tes na úl­ti­ma par­ti­da, o la­te­ral-es­quer­do ­Alex San­dro e o ata­can­te Wes­ley vol­tam ao ti­me ti­tu­lar, que te­rá ain­da o vo­lan­te Re­nan co­mo subs­ti­tu­to de Va­len­cia, sus­pen­so.
  ‘‘Vou fa­zer o que ele (o trei­na­dor) de­ter­mi­nar, já que pos­so jo­gar co­mo 1º ou 2º vo­lan­te e o Ra­fael (Mi­ran­da) tam­bém po­de fa­zer as ­duas ­funções’’, re­su­me o jo­vem vo­lan­te que re­cen­te­men­te foi vi­ce-cam­peão mun­dial sub-20. E que por is­so es­pe­ra co­bran­ças maio­res da tor­ci­da: ‘‘co­mo eu es­ta­va na Se­le­ção, a res­pon­sa­bi­li­da­de au­men­ta. Mas só é co­bra­do ­quem tem ­capacidade’’, com­ple­men­ta.
  No ­Avaí, o téc­ni­co Si­las co­bra de ­seus atle­tas um em­pe­nho ­maior do que o de­mons­tra­do na der­ro­ta por 3 a 1 pa­ra o Grê­mio e afir­ma que ‘‘a ho­ra é de apro­vei­tar os jo­gos que ­faltam’’. O go­lei­ro Eduar­do Mar­ti­ni e o za­guei­ro Au­gus­to, sus­pen­sos, se­rão subs­ti­tuí­dos por ­Paes e Ra­fael.

mockup