Atletas especiais ganham medalhas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de março de 2001
Quatro atletas paranaenses, portadores de deficiência mental, estarão desembarcando hoje, às 10 horas, no Aeroporto Afonso Pena (SJP), trazendo na bagagem duas medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. As medalhas são conquistas dos Jogos Mundiais de Inverno das Olimpíadas Especiais, realizadas, de 4 a 11 de março, na cidade de Anchorage, no Alasca.
Apesar de treinarem há aproximadamente um ano sobre piso, os atletas Jubel Miranda Filho (19 anos), Juliana Garcia (16), Liliane Zeclhinsck (20) e Milton Simioni Filho (38) competiram em diversas modalidades (categorias A, B e C, do maior para o menor grau de habilidade do atleta) de patinação de velocidade no gelo.
Jubel, que já patina desde os oito anos, conquistou primeiro lugar nos 777 metros e prata nas categorias 1000 e 500 metros. Juliana também levou ouro nos 500 metros e mais duas pratas nos 1000 metros e 777 metros. Milton arrebatou prata na categoria straightaway (patinação com velocidade reduzida) e bronze na meia volta em pista olímpica. E Liliane mais dois bronzes, pelas corridas de 333 e 777 metros.
Segundo o presidente da Associação das Olimpíadas Especiais Brasil/Paraná, Edson Manoel de Borba, a conquista de tantas medalhas já era prevista devido a grande dedicação dos atletas, que treinaram uma média de três dias por semana. Apesar dos treinamentos serem feitos sobre o piso, a adaptação dos patins comuns para os de gelo foi muito rápida. Não tivemos problemas com isso, explica.
Edson salienta também que o bom desempenho dos curitibanos se deve ao auxílio da Academia Super Arte, que nos cedeu o espaço, os patins e professor para que os treinos fossem possíveis.
