Seis atletas da equipe Londrina/FEL/IPEC de atletismo vão representar o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude - etapa de 15 a 17 anos -, que começam nesta sexta-feira (22), em Blumenau (SC). As disputas da modalidade prosseguem até segunda-feira.

Heber de Lima Santos vai competir no arremesso de peso
Heber de Lima Santos vai competir no arremesso de peso | Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação

Atual campeão brasileiro sub-18, Heber de Lima Santos (Colégio Ética) é um dos destaques do time londrinense. Embalado pelo título nacional, conquistado no mês passado no lançamento do martelo, o jovem de 17 anos agora sonha fazer bonito também na principal competição escolar do país, mas em outra prova: o arremesso de peso. “Esse título brasileiro traz mais confiança. Sei que lá vamos encontrar grandes adversários também, mas estou pronto para fechar a temporada com mais um bom resultado”, falou.

Campeã brasileira sub-16 nos 1000 metros rasos e 1000 metros com obstáculos, e sub-18, nos 3000 metros rasos, Gabriela Tardivo chega credenciada a brigar pelas primeiras posições – em Blumenau, ela vai disputar os 800 e os 3000 metros rasos.

Outro que chega bem cotado é Pedro Tombolim. Atual campeão nacional sub-18 nos 800 metros rasos, o garoto mira um lugar no pódio em solo catarinense. “Estou confiante. Vou dar meu melhor para conseguir meu objetivo”, prometeu o jovem, que vai correr os 400 e 800 metros rasos.

Para três integrantes da equipe londrinense, a competição é novidade. Giovanna Venâncio Costa (arremesso de peso e lançamento do disco), João Guilherme Moreira (salto em distância) e Isabel Camargo da Silva Leite (lançamento do disco) debutam na principal competição escolar do Brasil – esta última na categoria 12 a 14 anos.

“A ansiedade é muito grande. Espero que eu esteja num bom dia, possa dar meu melhor e trazer um bom resultado para fechar a temporada”, afirmou Giovanna, atual quinta colocada no ranking nacional sub-18 no arremesso de peso.

Todos os atletas da equipe londrinense foram convocados depois de vencerem as seletivas dos Jogos Escolares do Paraná.

O técnico Gilberto Miranda lembrou a tradição da equipe na competição. “São vários anos consecutivos com atletas convocados para essa competição, que cada vez ganha mais importância no cenário nacional. Isso mostra o valor do nosso trabalho”, apontou o treinador, que está confiante em mais um bom desempenho dos jovens talentos da equipe.

“Jogos Escolares da Juventude é sempre uma competição de alto nível, com atletas já acostumados às principais competições nacionais, como os nossos. Gabriela, Pedro e Héber estão um passo a frente pelo momento que vivem, têm boas chances de pódio. Os que estão indo pela primeira vez terão uma experiência grandiosa e também têm condições de alcançar boas colocações”, destacou.

O Projeto Londrina Atletismo tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL).