Janaina Tupan Frare
De Londrina
Cerca de 600 atletas participam no próximo sábado da tradicional Corrida 15 de Fevereiro, em Cornélio Procópio. A corrida acontece em comemoração ao 62º aniversário da cidade.
No mesmo dia acontece a 3ª Quinzinha, prova que reúne atletas de oito a 15 anos, em várias categorias. No ano passado a Quinzinha reuniu mais de mil atletas mirins, perdendo somente para a São Silvestre, que juntou 1.200 crianças.
A Corrida 15 de Fevereiro, que acontece há mais de 20 anos, é considerada uma das principais provas de corrida do Paraná. Ela aparece entre a Maratona Internacional de Curitiba; a 28 de Janeiro, de Apucarana; e a 21 de Abril, de Maringá.
Este ano, a paranaense Cleuza Maria Irineu, atleta pré-convocada para os Jogos Olímpicos de Sydney, vai tentar o tricampeonato na prova de 8.200 metros. Ela venceu nos anos de 98 e 99.
Além de Cleuza, a prova reunirá outros atletas de renome nacional. No time feminino, a campeã brasileira de Cross Country, Adriana de Souza; Marlene Fortunato, primeira brasileira a chegar na Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro, e a quarta colocada da Maratona de Portugal, Rosineide Vanderlei.
No time masculino, Benedito Donizete, segundo colocado do Campeonato Brasileiro de Cross Country, e Adalberto Garcia, campão da prova no ano passado.
O sul-mato-grossense Elenílson Silva, que treina em Maringá, desta vez vai ficar de fora. O atleta está se recuperando de uma forte gripe. Ele costuma marcar presença em todas as provas realizadas na região, tanto é que ficou conhecido como ‘‘o terror das provas no Norte do Paranᒒ.