|
  • Bitcoin 102.844
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Esporte

m de leitura Atualizado em 23/06/2022, 11:28

Atleta que desmaiou na piscina ficou 2 minutos sem respirar, diz técnica

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 23 de junho de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - A norte-americana Anita Álvarez, 25 anos, perdeu a consciência embaixo da água durante uma prova de nado sincronizado no Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria, e só escapou de uma tragédia porque a sua própria treinadora, a espanhola medalhista olímpica Andrea Fuentes, mergulhou de roupa para socorrê-la.

Horas após o susto, Fuentes conversou com a imprensa e deu detalhes do drama vivido na piscina do Mundial.

"Foram dois minutos sem respirar e, com a pulsação a 180, você não quer estar dois minutos sem respirar. Teve um momento que me assustei de verdade, mas agora estamos rindo as duas juntas. Ela está muito bem. Tem que descansar. Amanhã [quinta], vai descansar o dia todo e estará muito bem para a final de equipes", contou a técnica.

Anita Álvarez perdeu a consciência embaixo da água no final de sua apresentação. A técnica percebeu que havia algo estranho e pulou para ajudá-la.

"Falei 'isso não é normal'. Gritei para os socorristas para que pulassem na água, mas não ouviam ou não entendiam. Fui o mais rápido possível, como se fosse uma final olímpica. Quando a tirei, não respirava e tinha a mandíbula muito contraída. Foi um desmaio por esforço. Vimos onde estava o limite", acrescentou.

Esta não é a primeira vez que Anita Álvarez perde a consciência durante uma prova de nado sincronizado. O mesmo aconteceu durante uma qualificatória para as Olimpíadas de Tóquio, em Barcelona, na prova de duplas. Ela, inclusive, precisou ser substituída para a sequência da competição.