O Athletico confirmou o favoristimo e, diante de mais de 30 mil torcedores na Arena da Baixada, segurou o 0 x 0 no placar frente a um aguerrido FC Cascavel para, de forma invicta, levantar neste domingo (9) a taça do Campeonato Paranaense de 2023. É o 27º título do time da capital, mas a liderança segue com o Coritiba, com 39 taças. O último campeão invicto do estadual havia sido o próprio Coxa, em 2011.

Em termos de resultado, os comandados de Paulo Turra tiveram uma trajetória irretocável, com 15 vitórias e 2 empates. Além de aumentar a galeria de troféus do Rubro-negro, a conquista serve para dar mais tranquilidade ao trabalho do sucessor de Luiz Felipe Scolari.

“Uma campanha dessa dá muita confiança. Estamos no caminho certo”, projetou o atacante Pablo em entrevista ao streaming oficial de transmissão do Paranaense. O atacante nascido em Londrina e criado em Cambé foi o artilheiro da competição, com 9 gols.

O jogo

O time do Oeste do Paraná entrou em campo tentando reverter o placar de 2 x 1 no jogo da ida e apresentou uma estratégia de marcação alta logo ao início do primeiro tempo. O Athletico, no entanto, dominou as ações e, mesmo sem brilhantismo, atacou mais o FC Cascavel durante a primeira etapa, com nove chutes ao gol do adversário, que, por sua vez, só fez um arremate.

As melhores chances de ambos os lados ficaram para o segundo tempo. Joia atleticana, Vitor Roque saiu do banco no início da segunda etapa para dar trabalho para a defesa da equipe amarela.

Entretanto, em um dos lances mais inacreditáveis deste ano no futebol brasileiro, o jovem atacante recebeu uma bola aos 38 minutos e, embora livre na grande área, quase abaixo das traves e com o goleiro André Luiz fora do lance, desperdiçou a chance de abrir o placar.

Seis minutos antes, o zagueiro cascavelense Rafael também perdeu oportunidade clara com a meta de Bento aberta. Caso convertido, o tento levaria a partida para os pênaltis.

O FC Cascavel ainda disputará Série D do Brasileiro nesta temporada. Esse é o segundo vice-campeonato paranaense do time fundado em 2008: em 2021, foi batido pelo Londrina na final.

A equipe do Oeste só volta a jogar no dia 6 de maio, quando estreia na competição nacional diante do Crac (GO), no estádio Olímpico Regional, pelo Grupo 7, que terá ainda Maringá, Ferroviária (SP), Inter de Limeira (SP), XV de Piracicaba (SP), Operário (MS) e Patrocinense (MG).